Três escolas do Vale do Taquari participam do programa Ciências para Meninas, realizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates com recursos do edital Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Após encontros de formação com as bolsistas que representam cada educandário, nesta terça-feira, 31, as atividades foram lançadas na Escola Estadual de Ensino Médio Paverama (EEEM), de Paverama. No dia 7 de agosto o projeto será lançado na EEEM Guararapes, em Arroio do Meio, e no dia 14, na EEEM Estrela, em Estrela.
No ginásio da EEEM Paverama, alunas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio conheceram o projeto e as atividades que serão realizadas durante o semestre, como oficinas quinzenais sobre temáticas das ciências definidas pela escola. Os recursos do CNPq também serão usados para adquirir alguns materiais permanentes que serão doados às escolas, como telescópios e livros.
De acordo com a coordenadora do programa, Sônia Gonzatti, a formação da cultura científica, com meninas aprendendo, mediando e difundindo saberes e práticas no âmbito das ciências exatas e engenharias, vai ao encontro dos crescentes debates sobre questões de gênero.
“Há pouco espaço para sabermos quem são as mulheres na ciência. Conhecemos algumas cientistas internacionais como Marie Curie e Simone de Beauvoir, mas é mais difícil pensarmos em brasileiras e em mulheres da região nas ciências. Sabemos que elas existem, e todas nós podemos ser essas mulheres”, disse Antonella. Ela afirmou ainda que, com a pesquisa apresentada na Feira de Ciências e a bolsa júnior, elas aprendem muito não só para questões acadêmicas, mas como mulheres.
“Sempre gostei de ciências”
Alana sempre gostou de ciências e tem especial interesse pela área da química.
É muito gratificante fazer parte desse projeto, pois é algo de que eu gosto e dá vontade de aprender. Além disso, podemos trazer o tópico do feminismo para a escola. Minhas expectativas são muito altas. Tomara que as gurias da escola tenham vontade de participar e que a gente possa trazer para elas o que a Univates nos ensina. Alana Dupont Jahn, bolsista da EEEM Paverama
A estudante ainda não sabe qual atividade quer seguir profissionalmente após a escola, podendo optar tanto por seguir a carreira dos pais como descobrir uma nova atividade, mas é bem provável que seja relacionada à área das ciências.
Ciências para Meninas na Universidade
Saiba mais
O objetivo do edital Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação do CNPq é apoiar projetos que visem a estimular a formação de mulheres nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, despertando o interesse de estudantes do sexo feminino da Educação Básica (Ensino Fundamental a partir do 6º ano e Ensino Médio) e do Ensino Superior por essas profissões e para a pesquisa científica e tecnológica.
Na Univates, o projeto integra os pilares básicos de uma universidade: ensino, extensão e pesquisa. A primeira área envolve o ensino não formal no espaço escolar, já que caberá às bolsistas de Ensino Médio e Fundamental atuarem como multiplicadoras dos conteúdos definidos pelas escolas.
As atividades de extensão ocorrem pela relação entre a Univates e a comunidade. Já a pesquisa será realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, para que seja possível investigar os impactos do programa e compreender como se percebem as meninas matriculadas em cursos de Engenharia com pouca presença (ou minoria) de mulheres. De acordo com Sônia, a pesquisa poderá ajudar na avaliação dos resultados e impactos das atividades de ensino e extensão.