Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Artigo analisa trajetórias assistenciais como metodologia de integração ensino-serviço na saúde

Por Júlia Amaral

Postado em 01/08/2019 17:03:49


Compartilhe

Conforme o Ministério da Saúde, a integração ensino-serviço é uma estratégia importante para a formação de profissionais que pretendem atuar de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma das diretrizes do curso de Medicina da Univates, evidenciada no artigo produzido pelos alunos Carolina Dolinski, Isabel Schuster Argenton e Romualdo de Lima Pilecco, orientados pela professora Cássia Regina Gotler Medeiros, e publicado na Revista Brasileira de Educação Médica. 

Desde a primeira semana de aula no curso de Medicina da Univates os alunos têm contato com a comunidade de Lajeado. No quinto semestre, as aulas da professora Cássia propõem que a gestão em saúde seja pensada a partir das necessidades do usuários dos serviços de saúde. Foi nesse semestre que surgiu a ideia de desenvolver o artigo intitulado “A análise de trajetórias assistenciais como metodologia de integração ensino-serviço na saúde”.

Para os alunos, o contato com a comunidade deixa o profissional mais preparado para a realidade do trabalho. “Até mesmo os profissionais da ESF falam da importância de interagir com a comunidade. Soubemos de dificuldades burocráticas enfrentadas pelos usuários que eles desconheciam”, conta Romualdo. 

Para Isabel, o trabalho permitiu mais do que perceber os problemas e dificuldades. “Acompanhamos uma usuária que precisou fazer uma cirurgia e utilizou tanto o SUS como serviços privados. Ela elogiou muito o trabalho da ESF, valorizando os profissionais. Isso também nos motiva”, conta.  

A ideia de produzir o artigo partiu dos alunos. A publicação aconteceu em junho do ano passado. Segundo Carolina, a publicação do artigo abre a possibilidade de seguir carreira acadêmica e auxilia em concursos. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar