Gestão de Recursos Humanos EAD da Univates recebe nota máxima em avaliação do MEC

Postado as 14/08/2019 09:12:38

Por Júlia Amaral

O curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EAD da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Três dimensões foram avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Na escala que vai de 1 a 5, o curso alcançou conceito médio de 4,87 nos indicadores analisados.

A graduação em Gestão de Recursos Humanos é a primeira da área de gestão na modalidade a distância (EAD) a passar pelo reconhecimento por parte do MEC. Para a pró-reitora de Ensino da Univates, Fernanda Pinheiro, a nota reflete a soma dos esforços de todos os envolvidos. “Esse resultado representa a qualidade do ensino EAD da Univates, que se qualifica desde o ínicio. É o fruto de um trabalho coletivo, do cuidado extremo e de responsabilidade em todas as dimensões”, afirma.

Júlia Amaral

Conforme a coordenadora do curso, professora Angela Maria Haberkamp, o novo formulário de avaliação utilizado pelo MEC leva em consideração aspectos qualitativos relativos aos  professores, tutores, alunos e materiais disponíveis virtualmente. A comissão de avaliação passou dois dias no campus da Univates. “O processo iniciou em março, com o envio das informações sobre o curso para o MEC. Aqui, os avaliadores fizeram reuniões com alunos e professores para  comprovar o que foi informado no formulário: a disponibilidade da biblioteca digital, o auxílio e atenção dos professores e tutores para esclarecer as dúvidas dos alunos e também a qualidade dos materiais, produzidos por pessoas que conhecem a realidade da nossa região”, explica.

Gestão em Recursos Humanos EAD iniciou as atividades em janeiro de 2018. A primeira turma de alunos se forma no próximo semestre. Entre os formandos está Mayla Tais Rodrigues, que recebe com entusiasmo a notícia da boa avaliação do curso.

Júlia Amaral

“É muito gratificante, sabemos que nosso esforço não é em vão. A avaliação foi bem rigorosa, mas não tínhamos do que reclamar”, afirma. Assim como Mayla, Sara Mallmann também se forma em breve. Em 2015 Sara concluiu o curso de Estética e Cosmética na Univates, e agora conclui sua segunda graduação.

“A EAD é mais tranquila para quem trabalha, por causa dos horários. O que não quer dizer que seja mais fácil ou que tenha menos conteúdo. É preciso muito planejamento do aluno, muita dedicação”, ressalta.

Os estudantes passaram cerca de uma hora com os avaliadores do MEC. Quem não conseguiu participar presencialmente pode participar de forma conectada, respondendo as perguntas da sua própria casa. Os cursos de Gestão Financeira, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Logística e Processos Gerenciais serão avaliados pelo mesmo processo.

Inscrições abertas

Quem deseja iniciar a graduação EAD ainda este ano pode se inscrever pelo site. As aulas iniciam em outubro. Há diferentes formas de ingresso: realizar prova agendada, utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009, aproveitar a nota da prova de redação realizada anteriormente na Univates ou apresentar histórico escolar de instituição de ensino superior. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.