Olhares atentos, expressões de encantamento e muita vontade de adquirir novos conhecimentos por meio da diversão. Assim são as reações dos mais de 400 alunos de educação básica que participaram na terça e na quarta-feira, 13 e 14 de agosto, do Aprender Experimentando Júnior, uma iniciativa da pesquisa Tendências no Ensino, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates.
O evento reuniu estudantes da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Bento, de Lajeado, e da rede municipal de Cruzeiro do Sul. O projeto consiste na realização de atividades interativas de experimentação nas áreas de Química, Física e Matemática realizadas nos laboratórios da Universidade.
De acordo com a coordenadora da atividade, professora Marli Quartieri, as atividades deste ano estão diretamente relacionadas a duas doutorandas do PPGEnsino que já realizaram atividades de formação com os professores das escolas envolvidas. “Agora é a vez de recebermos as crianças e observarmos suas reações no decorrer das atividades propostas. Também será feita uma avaliação com as professoras das escolas sobre tais atividades. Tudo isso será analisado pelo nosso grupo de estudos para fomentar e explorar diferentes tendências que possam auxiliar no processo de ensino; analisar as dificuldades e potencialidades do uso de diferentes metodologias em sala de aula; estruturar, explorar e discutir propostas de ensino”, explica Marli.
A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails ppgensino@univates.br e ppgece@univates.br.
