Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Direito à fala, direito à manifestação

Postado as 15/08/2019 19:01:39

Por Ney José Lazzari

A Univates completa, neste ano, seus primeiros 50 anos. Uma história que nasceu da pluralidade, da união de diferentes lideranças da comunidade, de diferentes segmentos da região do Vale do Taquari. A Univates sempre se posicionou como um espaço aberto, democrático, plural. Ela é o resultado de uma construção comunitária e de um ambiente que sempre acolheu a diversidade.

 

Como Universidade, estimula o pensamento autônomo. É para isto que está aqui: oferecer diferentes formas de olhar para os temas, sejam eles contemporâneos ou não. De posse desses saberes e desses conhecimentos, as pessoas devem poder se constituírem enquanto cidadãos que pensam, constroem as próprias opiniões, exercem a cidadania a partir de suas visões de mundo e, acima de tudo, respeitam as diferenças. Os eventos acadêmicos possibilitam ampliar esse olhar sobre diferentes temas. Discutimos hoje o que os livros de história contarão daqui a 40 anos. Esse é o papel de uma Universidade. 

 

A Univates defende o direito à fala tanto quanto defende o direito à manifestação, que pode ser realizada, contanto que dentro da civilidade, do respeito à vida e à segurança de todos. Isto é o que marca sermos Universidade: a liberdade de opiniões e de expressão, comprovadas pelos mais diversos eventos e debates aqui suscitados. Uma Universidade é parte integrante e fundamental de conquistas que marcam nosso processo civilizatório e nos afastam da barbárie. 

 

É com este espírito que foi programada a palestra marcada para o dia 18 de setembro no Teatro da Univates: ouvir, falar, refletir, pensar, opinar, enfim, fazer e dar espaço para que se faça a construção de uma sociedade mais justa, mais humana, mais instruída, mais tolerante com as diferenças e, em resumo, mais democrática. 

 

Ney José Lazzari

Reitor da Universidade do Vale do Taquari