O curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates completa 20 anos neste mês. Com projeto pedagógico que possibilita a realização de atividades práticas desde os primeiros semestres do curso, a graduação oferecida pela Univates incentiva a formação ativa e autônoma dos estudantes. Atualmente o curso conta com 680 alunos.
Para o coordenador do curso, professor Júnior Roberto Willig, a graduação traz benefícios para todo o Vale do Taquari. “O curso de Direito, especialmente por meio do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) e de seus projetos de extensão, faz um trabalho ímpar com a comunidade. São milhares de atendimentos à população, que não teria acesso à justiça pelas vias comuns, e centenas de pessoas integradas a temáticas que necessitam ser difundidas e discutidas”, explica. No Sajur, os alunos realizam o estágio obrigatório e podem exercitar audiências na sala de audiências simuladas.
De pai para filho
Vinte anos é tempo suficiente para o curso fazer história nas gerações de uma família. Elton Jaeger integrou a primeira turma de Direito da Univates, formando-se no segundo semestre de 2006. Um ano depois foi a vez de seu filho, Daniel Lermen Jaeger, receber o título de bacharel em Direito.
Daniel afirma que as boas referências que recebeu do pai influenciaram na sua escolha de qual curso fazer. “Sempre me chamou a atenção a preocupação dos professores e coordenadores com a qualidade do curso, objetivando formar bons profissionais”, conta. Desde o início do curso Daniel esteve envolvido com o escritório de advocacia da mãe. “Eu sei que a estrutura mudou bastante nesses 10 anos que estou afastado da Univates. Mas naquela época já tínhamos uma estrutura muito boa. Os laboratórios de informática e o Sajur nos davam plenas condições de realizar as atividades práticas. O Sajur também era um espaço para troca de conhecimentos entre os próprios alunos”, declara.
Curso de Direito participa de eventos na Argentina
“Minha história na Univates confunde-se com a história do curso de Direito”
A professora diz que nos últimos 20 anos houve a proliferação de cursos de Direito, sem que haja preocupação com a qualidade do ensino ofertado. Na contramão disso, a graduação da Univates desde o seu princípio primou pela excelência do ensino, pela atenção com o estudante e com o diplomado.
Conforme o professor Willig, já são mais de mil profissionais de Direito alocados no mercado de trabalho em Lajeado. “O mercado de trabalho se modifica e o curso de adapta às novas mudanças, apresentando uma grade curricular moderna e com temáticas atuais em seus componentes curriculares”, conclui.
