Univates apoia o Programa PENSE, que recebe inscrições para mais de R$ 150 mil em prêmios

Postado as 20/08/2019 14:26:24

Por Jornal A Hora

Uma forma de valorizar a atuação dos mestres e a importância das escolas à sociedade. Em linhas gerais, esse é o propósito do Programa Ensino e Educação (PENSE).  A iniciativa destaca redações dos alunos e projetos desenvolvidos por escolas e pelos professores. As inscrições para participar do concurso estão abertas no portal do jornal A Hora. Basta entrar e clicar sobre a logo do programa, no canto superior direito da página.

No site, os interessados tem acesso ao regulamento e às inscrições, além da possibilidade de conhecer a iniciativa, ver fotos e acompanhar notícias sobre o PENSE. Para este ano, o valor dos prêmios mais uma vez passa de R$ 150 mil. Vão desde cursos de qualificação, dinheiro e viagens para instituições de ensino do país e do exterior.

Lucas George Wendt

Conforme o diretor geral do A Hora, Adair Weiss, a relevância do programa sustenta a nova edição.  “Os professores são a base de tudo. Somos o que somos porque um dia tivemos um professor. Isso é o suficiente para o A Hora e os parceiros reeditarem o programa”, destaca. Um dos objetivos do PENSE é enaltecer a atuação do professor e compartilhar com a sociedade os projetos desenvolvidos dentro das escolas. “O Pense é uma corrente regional a favor do ensino e da educação, fruto do esforço e da sensibilidade de empresas e instituições que acreditam numa sociedade mais evoluída a partir de uma educação mais qualificada”, acrescenta.

O PENSE é idealizado pelo Grupo A Hora, e conta com o apoio da Amvat, da 3ª CRE, da cooperativa de crédito Sicoob, do Instituto Dale Carnegie, do Centro Regional de Oncologia (CRON) e da Univates.

Presente na escola

No cronograma do PENSE, há espaços distintos. Desde seminários direcionados aos professores, quanto encontros no ambiente escolar. Uma vez por mês, equipe de profissionais do A Hora e dos parceiros integram a Caravana Pense. Visitam escolas da região e desenvolvem atividades variadas, com palestras, oficinas e formação continuada. A mais recente Caravana esteve em Capitão, nesta quarta-feira, na escola municipal Construindo o Saber.

DETALHES DO 2º CICLO

Sobre as inscrições:

• O cadastro deve ser feito no portal do programa;

• As inscrições vão até o dia 20 de novembro;

• Os resultados serão apresentados no dia 10 de março de 2020;

• Há dois campos específicos para escolas públicas e privadas

• Dos projetos individuais dos professores, devem ser vinculados às instituições que estão ligados;

• Das escolas municipais, a participação é restrita para educandários de municípios filiados à Amvat e que firmaram acordo pela associação;

Sobre os projetos:

• O prêmio é destinado para escolas, professores e alunos;

• Os temas dos projetos devem ser voltados para a melhoria do ensino, do ambiente escolar e da integração social;

• As atividades devem ser cumpridas de março a dezembro de 2020. Após esse prazo, os relatórios devem ser entregues ao comitê gestor do Pense;

Sobre a avaliação:

• Os critérios avaliados vão de: preenchimento correto dos formulários de inscrição, impacto na qualidade de ensino, abrangência do projeto, periodicidade, número de pessoas atingidas, inovação, evolução profissional, integração, cooperação e empreendedorismo;

Redações dos alunos:

• O texto precisa ter no mínimo 20 linhas;

• Serão avaliados aspectos como originalidade, ortografia, concordância e aderência à temática da importância do professor à sociedade;