Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Responsabilidade social

Desfile de Moda Inclusiva chega à quarta edição com cerca de 40 modelos na passarela do Teatro Univates

Por Nicole Morás

Postado em 20/08/2019 21:56:35


Compartilhe

Por uma moda que contemple as diferentes necessidades de pessoas com e sem deficiência. É com esse objetivo que a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Desfile de Moda Inclusiva, que ocorreu na noite desta terça-feira, 20, no Teatro Univates. O evento é uma iniciativa dos cursos de Design de Moda, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Psicologia e integra a Semana da Inclusão da Univates.

Na abertura, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Jairo Hoerlle, destacou o envolvimento de diversos setores da Universidade na realização do evento. Segundo ele, a inclusão foi o ponto máximo da noite. “Inclusão não é apenas colocar-se no lugar, mas ao lado. Não é apenas olhar para, mas olhar com. Não é apenas fazer com, mas fazer junto”, definiu ele. Em acréscimo, o diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Leonel José de Oliveira refletiu que participar da Semana da Inclusão proporciona pensar sobre uma temática de modo que o que é tratado possa ser levado como ensinamento para todos os outros dias do ano.

Roda de conversa

Após o Desfile de Moda Inclusiva foi realizada uma roda de conversa sobre o assunto com participação das acadêmicas e modelos Julia Alves Pinheiro, Daiane Morgenstern, Rosangela Ruppenthal, Francieli dos Santos, Bruna Mallmann, Laura Baseggio; das professoras Giovana Sinigaglia e Beatris Rossi, com mediação da professora Magali Grave.

Semana da Inclusão

Na quarta-feira outras duas atividades estão programadas. De tarde, os cursos de Direito e Fotografia promovem a oficina “Fotografia vendada: interdisciplinaridade, sensibilidade e criatividade”. À noite, a aula aberta organizada pela Área de Humanidades traz o tema “Inclusão social: espaços urbanos, educação inclusiva e questões de gênero”.

Na quinta-feira, dia 22, está prevista uma sessão de cinema acessível, direcionada a crianças de escolas de Lajeado e região do Vale do Taquari. Será exibido o filme “Divertida Mente” com três tecnologias de acessibilidade simultâneas (audiodescrição, janela de Libras e legendas). A palestra “Inclusão de PCDs no mercado de trabalho: uma questão de dignidade”, proferida pelo auditor fiscal do trabalho Rafael Faria Giguer, acontece no mesmo dia, no turno da noite. Encerrando a Semana da Inclusão, a atividade “Reflexão sobre relações de gênero” acontece na sexta-feira de tarde.

As inscrições para a Semana da Inclusão são gratuitas e podem ser feitas em univates.br/sistemas/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail desenvolvimento@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5229.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar