Sensação de dever cumprido e saudade dos momentos vividos são alguns dos sentimentos que prevalecem nos corações dos oito rondonistas da Univates que participaram da operação João de Barro do Projeto Rondon. Acompanhados pelos professores Luís César de Castro e Carla Kauffmann, os estudantes desenvolveram ações no município de Arraial, no Piauí, durante o mês de julho, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados, do Mato Grosso do Sul.
Para o professor coordenador da Operação João de Barro do Projeto Rondon na Univates, Luís César de Castro, o resultado é satisfatório. “Enquanto docente, pude perceber que os estudantes entenderam o projeto Rondon como uma oportunidade de reconhecer as diferentes culturas que são encontradas em nosso país. A coletividade, os saberes profissionais e culturais são ferramentas de um protagonismo comungado por rondonistas e comunidade, unindo brasileiros, de Sul a Norte, de Leste a Oeste. Todos são aprendizes, todos são educadores, todos são cidadãos de um mesmo Brasil”, finaliza o coordenador.
A rondonista Maria Eduarda Ferreira de Andrade comenta sobre o desenvolvimento da ação que fez voltada à saúde bucal. “Antes de viajar para o Piauí, entrei em contato com a cirurgiã dentista da cidade. Na conversa decidimos realizar uma ação de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). Removemos os tecidos cariados e fizemos a reposição com um material restaurador, que é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na ação conseguimos atingir 53 crianças que residem no interior de duas cidades da região.” A atividade contribuiu na formação complementar dos auxiliares de cirurgiões dentistas do município e na educação de pais e crianças para a saúde bucal.
Encontro com a Reitoria
Rondonista da Univates participa de concurso
Através de sua página no Facebook, o Projeto Rondon lançou um concurso com as imagens registradas durante a operação deste ano. A foto mais votada receberá um prêmio. Um dos participantes do concurso é o discente do curso de Publicidade e Propaganda da Univates Lucas Oliveira Villela. Ele registrou o pôr do sol na cidade enquanto voltavam ao alojamento. O registro foi feito no último dia de atividade no município de Arraial e pode ser conferido aqui.
Lucas comenta sobre a felicidade de participar do projeto. “A Operação João de Barro significou uma experiência incrível para nosso grupo. Abriu horizontes e nos tornou disseminadores de um conhecimento que nos tornou mais humanos.”
