Dupla vencedora da 3ª Competição de Direitos Humanos participará de competição internacional

Postado as 02/09/2019 11:05:59

Por Júlia Amaral

De 28 a 30 de agosto, alunos do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram da 3ª Competição de Direitos Humanos. Durante o evento os estudantes puderam acompanhar os procedimentos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, com a realização de julgamento simulado da Corte Interamericana. A dupla vencedora deste ano foi Ana Paula Weiss e Carine Lais Nonnenmacher, que participarão da Competição Internacional de Direitos Humanos em Mendoza, na Argentina, em novembro deste ano.

Júlia Amaral

O caso hipotético versa sobre direito de família e guarda de crianças, e foi formulado pela Universidade Nacional de Cuyo, da Argentina. "Este ano o caso foi sobre um pai de três meninas, divorciado, cuja ex-mulher fez com que ele não pudesse conviver com as filhas. Ele entrou com uma luta judicial no Estado de Malbecland, mas quando as filhas já eram maiores o processo perdeu importância. Ele alega que o Estado foi responsável por dificultar e impedir o seu direito de conviver com as filhas”, explicou o professor do curso de Direito e organizador da Competição, Renato Luiz Hilgert. As estudantes vencedoras do julgamento simulado defenderam os direitos da vítima. Na sessão final, esteve presente uma representante da Escola Superior da Advocacia, da OAB/RS.

Conforme Hilgert, catorze equipes se inscreveram, mas apenas sete chegaram à etapa dois, quando acontece a defesa escrita. “Foram oito sessões de debates, e para o final eliminatório foram selecionadas duas equipes que, na última noite da Competição, fazem a defesa oral”, diz. Os alunos são treinados pelos professores ou por egressos da Univates.

Na última noite da competição, o coordenador do curso de Direito da Univates, Junior Willig, declarou que a atividade é importante pois é um momento em que professores, estudantes e egressos trabalham juntos. O professor lembrou também dos 20 anos do curso de Direito. “O curso com certeza está maduro. Pelas pessoas que nós temos aqui, pelos estudantes e também pelos frutos que estamos colhendo, por meio de competições ou representações, o que nos traz grande alegria”, explicou.