Diferentes manifestações artísticas ganharam espaço na Univates nesta terça-feira, 24, durante a terceira edição do Arte na Universidade. O evento busca proporcionar uma experiência que estimule a percepção, a sensibilidade, a crítica, o conhecimento e a alteridade dos participantes.
Durante todo o dia, foram quase 50 atividades de teatro, dança, música, exposições artísticas, saraus e oficinas. Pela manhã, foram as exposições que ganharam destaque nos corredores do campus.
No turno da noite, quando mais estudantes circulam pelo campus, diversas intervenções puderam ser observadas, desde a projeção no Laguinho até uma demonstração sobre o jogo e a musicalidade da capoeira. Também houve aquarela em fotografia e oficina sobre lettering, a arte de desenhar letras.
A programação foi gratuita e abertas ao público e as atividades foram planejadas por alunos, professores da Univates e de outras instituições, além de artistas do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Porto Alegre e região metropolitana.
Saiba mais
O Arte na Universidade foi criado para marcar o início das atividades da Área de Artes da Instituição, criada no final de 2016. A área faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univates e busca que os estudantes tenham experiência com alguma área artística durante sua formação.
Arte na Cidade
Na carona do Arte na Universidade, a Prefeitura Municipal de Lajeado lançou nesta terça-feira o edital do 1º Concurso Arte na Cidade - Intervenção artística em espaços urbanos. O edital escolherá cinco projetos artísticos de intervenção urbana, que serão realizados em dois pontos de entrada da cidade: no viaduto da BR-386 com a Avenida Senador Alberto Pasqualini (duas intervenções, sendo uma em cada uma das muretas laterais da parte debaixo do viaduto) e na ponte seca, onde a BR-386 passa sobre a Rua Bento Rosa (três intervenções, sendo uma em um lado dos pilares, no outro lado e a terceira na parte central). O tema a ser proposto nos trabalhos é "Arte urbana - humanizando a cidade".
O projeto é resultado do Ocupa Valão, que surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso da designer Marina Müller, diplomada pelo curso de Design da Univates e integrante do coletivo RolaRolê.
