Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão

Projeto de extensão realiza atividades com crianças e alunos da EJA em Estrela

Por Nicole Morás

Postado em 25/09/2019 10:04:37


Compartilhe

Um dos projetos de extensão da Universidade do Vale do Taquari - Univates é o Alfab&Letrar, que integra o Programa de Extensão Arte, Estética e Linguagem. O projeto realiza atividades com crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental da escola Professora Ruth Markus e com a turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola Léo Joas, ambas localizadas no município de Estrela. Participam das atividades graduandos dos cursos de Pedagogia, Letras, Fotografia e Design da Univates.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Danise Vivian, quinzenalmente são realizadas atividades nas duas escolas parceiras. “As atividades são pensadas a partir de estratégias de alfabetização, de letramento e de letramento literário. A ideia é que as ações sejam sempre desenvolvidas a partir da leitura de livros de literatura adequados a cada faixa etária, visando especialmente a promover o apreço pela leitura e a interação com atividades de letramento”, relata.

“As intervenções nas escolas parceiras também se dão a partir de um olhar e de uma escuta sensíveis do acadêmico sobre a realidade na qual se encontra. Essa ação evidencia a importância de se constituir uma prática significativa de construção dos conhecimentos escolares com os estudantes, revelando a necessidade do planejamento docente”, explica.

A estudante do curso de Pedagogia Tainara Sargenheski afirma que o projeto despertou seu interesse pela educação de jovens e adultos, geralmente pouco explorada durante a graduação. “É uma modalidade ainda marginalizada. Fazendo parte do projeto com pessoas que estão se alfabetizando numa idade um pouco mais avançada, eu descobri um certo amor por essa forma de educação”, afirma. Tainara usará a temática da alfabetização de adultos em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Quanto mais a gente vem mais a gente aprende”

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar