Com o intuito de estimular os estudantes a resolverem problemas novos e desafiantes, a Univates realizou, na tarde desta sexta-feira, 27, a 22ª edição da Olimpíada Matemática. O evento reuniu 2,5 mil alunos e 86 escolas de 27 cidades gaúchas.
“São 22 anos de história da Olimpíada Matemática aqui na Univates. O objetivo sempre foi contribuir na qualificação do ensino da matemática na região. Para isso, realizamos as provas com questões que não exigem apenas conhecimento de fórmulas ou situações específicas, e sim questões que estimulam os alunos a resolverem problemas utilizando muita criatividade, recursos de raciocínio lógico e principalmente estimular o trabalho em equipe e coletivo dos estudantes” Coordenadora do evento, professora Adriana Magedanz
Ação voluntária
Cerca de 90 estudantes dos cursos de graduação da Univates auxiliaram no monitoramento durante a realização das provas. Para Adriana, a ação voluntária acaba sendo um momento de o aluno conhecer mais sobre a extensão universitária.“Durante a tarde da prova, o voluntário, que muitas vezes já esteve no lugar dos alunos realizando a prova, acaba vivenciando um momento diferente da sua rotina, no qual recebe um papel de liderança, com a responsabilidade de realizar o monitoramento de toda olimpíada”, finaliza a coordenadora.
O resultado das questões será divulgado no dia 25 de novembro no site da Univates. Mais informações sobre a Olimpíada Matemática da Univates podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515, ou pelo e-mail omu@univates.br.
