Segundo a coordenadora do curso de Biomedicina, Andrea Horst, o nome da disciplina surgiu por meio do personagem de um programa de televisão, “O nome Dr. Bactéria se deu por conta do quadro Tá Limpo, apresentado pelo biomédico Roberto Martins Figueiredo, que ficou conhecido como Dr. Bactéria. Na série, ele relatava os perigos microscópicos que se escondem no cotidiano, esclarecendo dúvidas sobre contaminação de alimentos, higiene, saúde pública e outros temas que vão justamente ao encontro dos fundamentos da disciplina” comenta.
Para a diretora da Escola Moisés Cândido Veloso, Simone Azambuja Chaves, a ação foi muito válida. “Esse tipo de atividade é muito interessante para nossa escola, pois além de trazer novos conhecimentos e firmar a aprendizagem que os professores passam em sala de aula, instiga as crianças a esclarecerem suas dúvidas”, comenta a diretora.
Andrea conta que esse novo modelo de aprendizagem tem proporcionado, a cada semestre, a interação contínua dos estudantes com a comunidade, tornando o conhecimento significativo. “O projeto permite a integralização de conteúdos abordados em outras disciplinas e a construção da consciência e da responsabilidade social dos estudantes”, afirma.
Dicas do Dr. Bactéria
-
Importância da lavagem de mãos antes do consumo de alimentos e após a ida ao banheiro
-
Não utilizar equipamentos eletrônicos no banheiro por risco de contaminação
-
Riscos de doenças sexualmente transmissíveis
-
Importância da vacina do HPV
Saiba mais
Com o intuito de integrar as disciplinas do currículo e oportunizar práticas aos estudantes, o curso de Biomedicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da realização de projetos integradores, oferece um conjunto de ações contínuas e planejadas que visam ao desenvolvimento educativo, social, cultural, científico ou tecnológico das comunidades que se relacionam com a Universidade.
Neste semestre será desenvolvido outro projeto integrador tendo como temas o diagnóstico molecular e a triagem neonatal. O objetivo será colocar em prática os conteúdos teóricos abordados nas disciplinas de Genética, Biologia Molecular e Citogenética, permitindo relacionar diferentes alterações moleculares envolvidas no processo de doença e seus respectivos testes laboratoriais de diagnóstico. As atividades realizadas durante o semestre serão baseadas em questões, tarefas ou problemas para desenvolver conteúdos curriculares no contexto do trabalho cooperativo em busca de soluções.
Conforme a professora Georgia Muccillo Dexheimer, “Espera-se que os estudantes possam compreender os métodos de diagnóstico utilizados atualmente e a importância da realização desses exames, não somente para conhecimento científico, mas também como ferramenta para disseminar o conhecimento, como, por exemplo, na triagem neonatal”, finaliza.
Inscrições abertas
O curso de Biomedicina está com inscrições abertas para o vestibular. No total são 37 cursos presenciais e 18 a distância (EAD) oferecidos pela Univates.
É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas em univates.br/vestibular/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.
