Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cultura

Com a proposta de humanizar espaços urbanos, primeiro concurso Arte na Cidade recebe inscrições

Por Júlia Amaral

Postado em 11/10/2019 16:56:05


Compartilhe

O 1º Concurso “Arte na Cidade - Intervenção artística em espaços urbanos” é um projeto artístico-cultural, aberto à comunidade em geral, que busca valorizar o espaço urbano de Lajeado. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 24 de outubro, no site da Univates. Com o tema “Arte urbana - humanizando a cidade”, a finalidade é selecionar pinturas para cinco espaços em dois viadutos da cidade, locais de grande circulação e visibilidade. 

As cinco melhores propostas serão declaradas vencedoras, premiadas e executadas pelos seus autores nos espaços destinados, em março de 2020. Os locais escolhidos são o viaduto da BR-386 com a avenida Senador Alberto Pasqualini e a ponte seca da BR-386 sobre a rua Bento Rosa.

Ocupa Valão

O projeto Arte na Cidade é resultado do Ocupa Valão, que surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da designer Marina Müller, diplomada no curso de Design da Univates e integrante do coletivo RolaRolê. A ação aconteceu dia 22 de setembro e coloriu a Av. Décio Martins Costa, no centro da Lajeado, conhecida como Valão. É por lá que corre o Arroio do Engenho, que teve papel fundamental no desenvolvimento de Lajeado e percorre diversos bairros da cidade. A importância histórica do local foi um dos motivos para a ocupação. 

Marina conta que utilizou em seu TCC a metodologia Human Centered Design (HDC), que pensa o design voltado para as pessoas. “No dia do evento foi muito irreal pra mim. Ver as pessoas participando, pintando e criando uma relação com esse espaço... É realmente sobre repensar esse local e criar um outro tipo de relação com a comunidade”, conta. 

 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar