Excepcionalmente na manhã do sábado do dia 26 de outubro, o Centro de Atendimento Materno-Infantil (Cami), de Estrela, que tem como parceira a Univates, fará atendimentos. O objetivo é proporcionar consultas e exames às mulheres que não conseguem ir até o Cami em dias de semana. O atendimento no dia 26 faz parte da programação alusiva ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. São quase 60 mil novos casos em 2019. A professora doutora Nadiane Lemos lembra que o autocuidado é incentivado no Cami e isso inclui cuidados com a mama.
O Inca orienta mamografia de rotina a partir dos 50 anos a cada dois anos, mesmo sem qualquer alteração clínica, por ser a faixa etária de risco. Além da avaliação em qualquer idade quando há sinais ou sintomas como dor, lesão, nódulo, secreção mamilar e indicação da equipe da saúde Professora doutora Nadiane Lemos
