Angélica salienta a importância do contato com os pesquisadores de outros lugares do mundo. “Estamos vivendo um momento em que a internacionalização de pesquisa é muito importante. Isso nos permite mostrar os projetos produzidos por pesquisadores brasileiros e aprender o que instituições estrangeiras vêm desenvolvendo no campo da pesquisa educacional”, comenta.
Com a parceria, a coordenadora do projeto de pesquisa de Lleida irá realizar uma nova visita à Univates em maio de 2020, quando acontecerá o III Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, desenvolvido pelo grupo de pesquisa CEM. Além das visitas e trocas de experiências, Angélica fala sobre os planos para o futuro: “Essa aproximação permitirá desenvolver investigações em conjunto, o que resultará em publicações de artigos e um livro com a união de nossas experiências”.
Saiba mais
A UDL foi fundada no ano de 1300, sendo uma das universidades mais antigas do mundo e a terceira mais antiga de seu país. Alcançou uma posição relevante em diferentes campos de pesquisa. Atualmente a instituição conta com 111 grupos de pesquisa, em diferentes áreas de conhecimento.
A partir desse convênio com a UDL, a Univates também irá estabelecer intercâmbios acadêmicos docentes por meio do Projeto de Personalização do Ensino, que vem sendo desenvolvido pela Univates com o objetivo de criar uma proposta pedagógica institucional que resulte em novas formas de pensar a aula. O plano de ação envolve formação de professores para inovação pedagógica; missões docentes no âmbito internacional;
