Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Meio Ambiente, ODS

Em encontro na Univates, multiplicadores para educação ambiental do G8 avaliam as atividades do ano

Por Júlia Amaral

Postado em 04/12/2019 15:15:06


Compartilhe

Durante nove meses, o grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, conduziu encontros e oficinas de educação ambiental para separação de resíduos nos municípios que integram o consórcio do G8. As ações são exigidas nos planos de gerenciamento em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foram desenvolvidas com os multiplicadores, que são representantes de cada um dos oito municípios. Durante esta terça-feira, dia 3, ocorreu um encontro, no auditório da Prédio 7 da Univates, para apresentar o que foi desenvolvido em cada comunidade e pensar formas de dar continuidade aos projetos.

Para a coordenadora do Ceami, professora Jane Mazzarino, os bons resultados da formação refletem o envolvimento dos multiplicadores e a efetividade da metodologia colaborativa. “Essa formação possibilita falar com o outro respeitando o saber de cada um. Então, como multiplicadores, se eles estavam trabalhando com idosos, usavam a metodologia que eles viam que funcionava com esses idosos, e que deveria ser diferente para trabalhar com jovens”, explica Jane. 

Para o promotor de justiça de Lajeado, Sérgio Da Fonseca Diefenbach, os dados apresentados e os relatos dos multiplicadores demonstram a importância de se trabalhar em grupo. 

A verdadeira mudança, com significado e longevidade, é aquela que vem de dentro, das pessoas e das comunidades. É quando conseguimos entender que o nosso pequeno município precisa tomar conta de seu ambiente, e é o que estamos fazendo juntos nesse processo, que ocorre na comunidade, que gera multiplicadores, que gera pessoas com conhecimento Sérgio Da Fonseca Diefenbach

Durante o evento, os multiplicadores destacaram que a continuidade das ações depende do apoio da administração pública, de fiscalização e do envolvimento de todos os cidadãos. Já a continuidade da parceria do G8 com o Ceami dependerá da necessidade de cada município ou de novo convênio entre a Univates e o G8.  

Pesquisa

Além do trabalho de extensão, dados do processo de formação de multiplicadores foram sendo coletados e serão analisados na pesquisa de mestrado da acadêmica Janaína Kollet no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar