Durante nove meses, o grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, conduziu encontros e oficinas de educação ambiental para separação de resíduos nos municípios que integram o consórcio do G8. As ações são exigidas nos planos de gerenciamento em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foram desenvolvidas com os multiplicadores, que são representantes de cada um dos oito municípios. Durante esta terça-feira, dia 3, ocorreu um encontro, no auditório da Prédio 7 da Univates, para apresentar o que foi desenvolvido em cada comunidade e pensar formas de dar continuidade aos projetos.
Para a coordenadora do Ceami, professora Jane Mazzarino, os bons resultados da formação refletem o envolvimento dos multiplicadores e a efetividade da metodologia colaborativa. “Essa formação possibilita falar com o outro respeitando o saber de cada um. Então, como multiplicadores, se eles estavam trabalhando com idosos, usavam a metodologia que eles viam que funcionava com esses idosos, e que deveria ser diferente para trabalhar com jovens”, explica Jane.
Para o promotor de justiça de Lajeado, Sérgio Da Fonseca Diefenbach, os dados apresentados e os relatos dos multiplicadores demonstram a importância de se trabalhar em grupo.
A verdadeira mudança, com significado e longevidade, é aquela que vem de dentro, das pessoas e das comunidades. É quando conseguimos entender que o nosso pequeno município precisa tomar conta de seu ambiente, e é o que estamos fazendo juntos nesse processo, que ocorre na comunidade, que gera multiplicadores, que gera pessoas com conhecimento Sérgio Da Fonseca Diefenbach
Durante o evento, os multiplicadores destacaram que a continuidade das ações depende do apoio da administração pública, de fiscalização e do envolvimento de todos os cidadãos. Já a continuidade da parceria do G8 com o Ceami dependerá da necessidade de cada município ou de novo convênio entre a Univates e o G8.
Pesquisa
Além do trabalho de extensão, dados do processo de formação de multiplicadores foram sendo coletados e serão analisados na pesquisa de mestrado da acadêmica Janaína Kollet no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).