Em 2020A 38 estudantes embarcarão para dez países em busca das mais variadas descobertas: compartilhar moradia, conhecer novas culturas, aprender a “se virar” sem a família, conviver com a solidão em alguns momentos, desbravar novos lugares, entre outras. Ainda, todos têm um objetivo em comum: estudar e aprimorar os conhecimentos do seu curso em uma das mais de 60 instituições, de diversos continentes, conveniadas com a Univates.
Durante a reunião, a pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, tranquilizou os pais dizendo que seus filhos estarão em boas mãos, reforçando que se trata de “uma experiência única. É um aprendizado que não podemos delimitar, pois é um aprendizado de vida e uma experiência que ninguém tira do currículo”. Pediu ainda que os alunos que realizarão intercâmbio falem sobre o Vale do Taquari e a Univates em seus destinos, para que a imagem que os estrangeiros têm de um Brasil violento possa ser desmistificada, estimulando que alunos estrangeiros tenham interesse de conhecer a região e estudar aqui assim como os estudantes da Univates irão conhecer novos horizontes.
A diretora de Relações Internacionais, professora Viviane Bischoff, respondeu aos questionamentos que surgiram ao longo do encontro e agradeceu aos familiares pela confiança e apoio, tanto financeiro quanto emocional, que são tão importantes durante a realização do intercâmbio acadêmico do aluno, pois sabe-se que é um evento que envolve todo o núcleo familiar e muda a rotina de todos. Por fim, reforçou que a Univates, por meio da DRI, estará sempre à disposição para auxiliar os alunos e familiares no que estiver ao seu alcance.