Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Primeira turma de Medicina se forma no próximo sábado

Postado as 18/12/2019 16:51:28

Por Júlia Amaral

 

A primeira turma de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates está prestes a conquistar seu diploma. A solenidade de formatura acontece no Teatro da Univates, dia 21 de dezembro, às 18h30min. Ao longo dos últimos seis anos, estudantes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul escolheram a Univates para realizar o seu sonho de se tornar médicos. Momento marcante não apenas para os 19 formandos, mas também para a história da Instituição e do Vale do Taquari.

Tuane Eggers

“Os novos médicos impactarão na saúde dos moradores do Vale do Taquari de duas formas: os que fizerem Residência Médica se tornarão Médicos Especialistas em áreas específicas e, ao retornarem, agregarão qualidade ao nosso atendimento médico. Outros seguirão o caminho da especialidade via Residência Médica, mas, tendo a veia da docência, poderão integrar o Corpo Docente de nosso Curso de Medicina”, explica o coordenador do curso, Luiz Fernando Kehl. Conforme o professor, a cada ano foram feitas adequações necessárias ao bom andamento da formação, o que permitiu alcançar uma estrutura de ensino com qualidade necessária a uma boa formação médica. “Fazendo uma retrospectiva desses seis anos, todos os momentos e episódios vivenciados no desenvolvimento do curso deixam um saldo positivo de compreensão, dedicação e empenho das pessoas diretamente envolvidas”, afirma o professor.

Para o formando Bruno Vicenzo Thomas Bresolin, que deixou a cidade de Santa Maria para estudar em Lajeado, os momentos de início e o final da formação merecem destaque, pois demonstram a evolução da Univates, dos alunos e da região em relação à percepção do curso de Medicina. “Grande parte dos colegas que prestaram provas para residência no Estado e até mesmo fora conseguiram ótimas notas e, provavelmente, vão fazer parte dos melhores serviços de residência. É algo que quem via de fora poderia não acreditar, pelo fato de ser primeira turma. Mas nós sabíamos que estávamos nos preparando bem”, diz. Até março Bruno deve decidir se prestará serviço militar ou fará residência.

Tuane Eggers

Desde setembro, atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ganharam reforço com a parceria entre o Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e a Univates com a Prefeitura Municipal de Lajeado. Conforme o professor Kehl, a Proad facilitou o processo de integração entre os órgãos, que resultou na articulação das necessidades de ensino do curso com a prestação de Serviço Médicos, como a UPA e as Unidades de Saúde do Município.