Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunas do curso Técnico em Química criam manuais de laboratório para escolas da região

Postado as 23/12/2019 08:47:55

Por Júlia Amaral

O Laboratório de Ensino de Ciências da Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio, de Imigrante e o Laboratório da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger, no Município de Travesseiro, foram repaginados recentemente. Duas alunas do curso Técnico em Química realizaram seu estágio curricular na Escola e reorganizaram o espaço, criando manuais de laboratório e aplicando o programa 5S - método de organização que se vale do senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina. Vanessa Both e Ana Claudia Franck são as primeiras alunas do curso a realizar o estágio em um colégio.

Divulgação

A partir da ação, o Laboratório de Ensino de Ciência permanece organizado e com materiais adequados e em quantidades suficientes para a realização de práticas. Conforme a professora orientadora do estágio, Daniela Luisa Scheibel, o intuito da atividade é colocar o aluno em contato direto com o mercado de trabalho. “O aluno deve resolver algum problema, alguma demanda de uma determinada empresa, ou ainda desenvolver um novo produto ou realizar alguma pesquisa para a empresa que cedeu o estágio”, afirma a professora.

Ana Cláudia, que atuou na escola de Imigrante, explica que a atividade busca melhorar as aulas dos estudantes. “Para isso, se fez necessário organizar o Laboratório. Assim, implementamos o programa 5S”, conta.

Vanessa estagiou em Travesseiro e elaborou o Manual de Boas Práticas em Laboratório e Manual de Experimentos Analíticos e conta que as ações possibilitaram que os professores, alunos e direção tivessem um olhar diferenciado para a qualidade escolar e laboratorial, estimulando-os a seguirem trabalhando em prol da melhoria contínua e a usarem mais o ambiente. “Percebo o quanto é complexo e importante a necessidade de se trabalhar em um ambiente organizado, seguro e que é fundamental à integração entre a teoria e a prática, para que os alunos possam se sentir cada vez mais inseridos no ambiente laboratorial e modifiquem a forma como pensam e como devem se portar, aprimorando, assim, conceitos e criando novos desafios”, afirma.

O estágio é a etapa final antes da formatura. O técnico em química pode atuar em laboratórios de escolas, sendo o responsável pelo espaço.

Abertas as inscrições para os cursos técnicos

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos da Univates. Para o próximo semestre, a Instituição irá oferecer 21 cursos, nas mais variadas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 9 9626-2043