Alunos do curso de Design da Univates produzem projeto gráfico para EP de músicos da região

Postado as 29/01/2020 08:54:16

Por Leonardo Seibel

Divulgação

Realizado no último semestre, o Morcegão do Design, promovido pelo Diretório Acadêmico (DA) e pela coordenação do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates, reuniu alunos durante toda a madrugada para desenvolver um produto para um cliente real.

Divulgação

Na ocasião, 40 estudantes, divididos em quatro grupos, receberam a tarefa de criar a capa para o EP dos músicos Tru3 Beats & Pach, intitulado “Entre Etapas”. Pach conta que ficou muito satisfeito com os trabalhos desenvolvidos, salientando que é uma enorme responsabilidade ser o primeiro cliente para muitos dos alunos que participaram da atividade. “Fiquei muito grato por fazer parte da ação. Os trabalhos ficaram incríveis. Foi um evento muito bem organizado. Até brinquei com os organizadores dizendo que estava tão bem organizado que foi a ‘competição’ mais tranquila que eu já vi”, brinca o artista.

Tru3 Beats elogia a iniciativa da organização do evento de convidar artistas independentes e abrir portas para a arte local. “Foi uma troca muito pura com os alunos, nos sentimos em casa. Todos foram muito receptivos. Fizemos diversas amizades. Foi incrível ver a atenção e o carinho que os acadêmicos deram ao nosso trabalho. Todos os grupos conseguiram absorver muito bem o conceito do EP e transmitir isso visualmente”, aponta.

“Nós acreditamos que é uma experiência totalmente imersiva para os estudantes que ainda não atuam na área, pois o evento possibilita o primeiro contato com um cliente real e com as dificuldades da criação com limitações definidas”, comenta Melanie Sol Bruckner, presidente do DA de Design. Ela também destaca que, para os alunos que já atuam na área, esse tipo de atividade pode servir como aperfeiçoamento pessoal e teste de seus conhecimentos e técnicas. “Além de oportunizar a experiência de trabalho em grupo e a geração de peças para portfólio, possíveis clientes podem surgir com interesse no trabalho desenvolvido e por indicações”, explica.

As quatro equipes foram avaliadas por um júri técnico composto de professores e profissionais da área e receberam premiações em cinco categorias: Melhor fotografia, Melhor apresentador, Melhor direção de arte, Equipe escolhida pelo júri técnico e Equipe escolhida pelo cliente. “Foi uma decisão difícil. O trabalho que representa o ‘Entre Etapas’ se encaixou perfeitamente no conceito. Como já diz o nome, o EP conta etapas de um relacionamento. Cada música é uma etapa, e o design seguiu a mesma linha, literalmente”, revela Tru3 Beats.

Divulgação

Para Larissa Maria dos Santos Corrêa, aluna do 5º semestre do curso de Design e líder da equipe Cafeína 2.0, escolhida pelos artistas, foi um evento divertido, intenso e com ótimos resultados, que trouxe algo bom para todos os envolvidos na atividade. “A escolha dos clientes foi muito boa! Duas pessoas dedicadas e simpáticas, que souberam muito bem trabalhar nas situações propostas por todos os estudantes e trouxeram um trabalho muito inspirador”, conta.

O EP “Entre Etapas”, de Tru3 Beats & Pach, foi lançado no dia 20 de dezembro de 2019. O trabalho pode ser conferido nas principais plataformas de streaming. Confira aqui

Divulgação

Fico feliz demais com o resultado do trabalho, estamos recebendo muitos feedbacks positivos. Em fevereiro já estamos com dois shows agendados. Agradeço à Univates por esta oportunidade e a todos os alunos e professores pela atenção ao nosso trabalho
Tru3 Beats

Curso de Design é opção no Vestibular

O curso de Design é um dos 35 cursos de graduação presenciais oferecidos pela Univates. Outra opção é a modalidade a distância, que conta com 18 cursos, entre bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. Interessados em ingressar no ensino superior ainda no primeiro semestre de 2020 podem realizar inscrição para a prova única de redação pelo site www.univates.br/vestibular e escolher o polo da Univates mais próximo de sua cidade.

Outra opção para ingressar no ensino superior é a utilização da nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2019. Nesse caso, o interessado deve ter nota mínima de 200 pontos na redação. Aqueles que realizaram o Vestibular Univates a partir do ano de 2000 podem utilizar essa nota para ingressar na Instituição. Para concorrer a uma vaga com essas notas, não é necessário realizar prova agendada.