“Para um bom profissional de Logística, realizar grandes vendas não basta”. Apostamos que você provavelmente nunca ouviu alguém proferir esse provérbio (nem tão popular assim, pois acabamos de inventá-lo ?), mas já deve ter ficado curioso para saber em detalhes o que faz um especialista da área em questão. Ao contrário do que muita gente imagina (“as aparências às vezes enganam”!), a logística não está restrita unicamente ao campo de comercialização de produtos. Na verdade, trabalhadores do ramo podem capacitar-se para, por exemplo, auxiliar nos processos de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega ? de mercadorias. Dê só uma espiadinha no post que elaboramos caso queira descobrir quatro possibilidades de carreira no âmbito da Logística. Durante a leitura da matéria, “você nos dirá o profissional que quer ser e nós lhe diremos como aproveitar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece”, combinado? ?
“A pressa é inimiga da aprendizagem”
(E é por isso mesmo que você deve investir tempo em sua formação acadêmica)
Existe um provérbio popular que diz assim: “devagar se vai ao longe”. Para conquistarmos nossos objetivos, precisamos perseverar e exercitar ? valores como dedicação, motivação e paciência. Se você almeja uma carreira na área de Logística, deve dar o primeiro passo em direção a ela ingressando no curso Superior de Tecnologia em Logística, que tem duração de dois anos. Durante a faculdade o acadêmico estudará conteúdos como teoria das organizações, matemática financeira, princípios de administração e marketing, direito aplicado aos negócios e gestão de suprimentos.
Conheça quatro áreas de atuação profissional para diplomados em Logística
1?? Controle logístico
Profissionais que trabalham na área de controle logístico são responsáveis por organizar, implantar e monitorar cada fase dos processos logísticos (que incluem, por exemplo, as etapas de negociação com fornecedores, planejamento de produção, gestão de materiais e produção, gestão de armazenagem e estocagem, gestão de transportes, processamento de pedidos e atendimento ao cliente) de uma empresa. Eles também ajudam a definir indicadores de performance, analisar custos e parâmetros de produtividade, avaliar resultados e auditar informações geradas para o cálculo de valores ?? pagos a prestadores de serviços.
Você sabia que indivíduos que atuam na área de controle logístico podem realizar, além das atividades que mencionamos acima, a função de consultoria interna? Profissionais desse ramo trabalham em conjunto (como dizem: “a união faz a força” ?) com o gerente de logística (ou supply chain) da organização. Ambos devem responsabilizar-se pela tomada de certas decisões.
2?? Rotas e meios de transporte
Dependendo do tamanho da empresa em que trabalham, diplomados em Logística podem atuar como coordenadores de rotas e de meios de transporte ??? de mercadorias. As funções nessa área envolvem, por exemplo, a realização de orçamentos com transportadoras e a contratação de seguros. Certamente uma das maiores missões de profissionais do ramo é assegurar eficiência e custos adequados na entrega de produtos.
3?? Armazenamento e embalagem
“Pequenos detalhes fazem grande diferença”. Esse é o provérbio popular que conduz o trabalho de formados em Logística que atuam na área de armazenamento e embalagens ? de mercadorias. As funções de profissionais do ramo incluem, por exemplo, avaliar as condições de armazenamento dos ambientes e identificar as mudanças que precisam ser realizadas nesses locais.
? CURIOSIDADE: você já parou para pensar no porquê de as embalagens de salgadinhos serem cheias de ar e terem tamanho superior ao conteúdo que armazenam? Trata-se de uma estratégia desenvolvida por profissionais de Logística que trabalham com armazenamento de mercadorias. O recurso objetiva evitar a “quebra” do alimento durante o transporte do produto até os centros de distribuição.
4?? Prevenção de perdas
“Para profissionais de Logística, a mais lamentável de todas as perdas é, claro, a perda de mercadorias ????”. Existem indivíduos que são analistas, coordenadores ou gerentes do setor de prevenção de perdas das organizações e trabalham justamente a fim de evitar o extravio de produtos. Uma de suas responsabilidades, por exemplo, é otimizar os processos de armazenagem e transporte de itens.
Que tal fazer uma pós-graduação?
“Com trabalho e perseverança, tudo se alcança”
Agora que você já conhece algumas das funções exercidas por profissionais de Logística, que tal se inscrever no vestibular e começar a estudar para conquistar habilidades e ter mais confiança? Arregace as mangas, ponha a mão na massa e acredite que “depois da tempestade vem a bonança”!
“A equipe do Blog Univates escreve certo por provérbios mais certos ainda” ?
Se você é bom observador ?, deve ter reparado que empregamos alguns provérbios populares durante a escrita nesta matéria. Alguns ditos foram modificados, outros permaneceram inalterados. Confira a versão original de todas as sentenças utilizadas no post de hoje:
?? Para um bom profissional de Logística, realizar grandes vendas não basta.
Versão original: para bom entendedor, meia palavra basta.
?? As aparências às vezes enganam.
Versão inalterada.
?? Você nos dirá o profissional que quer ser e nós lhe diremos como aproveitar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece.
Versão original: diga-me com quem andas e eu te direi quem és.
?? A pressa é inimiga da aprendizagem.
Versão original: a pressa é inimiga da perfeição.
?? Devagar se vai ao longe.
Versão inalterada.
?? De prova em prova, o cérebro vai ficando esperto.
Versão original: de grão em grão, a galinha enche o papo.
?? A união faz a força.
Versão inalterada.
?? Pequenos detalhes fazem grande diferença.
Versão inalterada.
?? Para profissionais de Logística, a mais lamentável de todas as perdas é, claro, a perda de mercadorias!
Versão original: a mais lamentável de todas as perdas é a perda do tempo.
Citação de Philip Dormer Stanhope
?? Depois da tempestade vem a bonança.
Versão inalterada.
?? Com trabalho e perseverança, tudo se alcança.
Versão inalterada.
?? A equipe do Blog Univates escreve certo por provérbios mais certos ainda.
Versão original: Deus escreve certo por linhas tortas.
