Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Evento unifica semanas acadêmicas a fim de planejar cidades inteligentes

Postado as 20/02/2020 08:23:13

Por Júlia Amaral

Nas próximas três décadas a população mundial deve crescer em 2 bilhões de pessoas, de acordo com o relatório “Perspectivas Mundiais de População 2019”, elaborado pela Organização das Nações Unidas e divulgado em julho de 2019. Em razão disso, o crescimento populacional é um desafio para a estruturação das cidades e para a qualidade de vida dos cidadãos. É nesse contexto que surgem as Smart Cities. Com auxílio da tecnologia e da inteligência na gestão de recursos, as cidades inteligentes promovem o desenvolvimento das comunidades de forma cada vez mais sustentável e humana. Ao realizar o evento Crie Smart Cities, que acontece de 30 de agosto a 3 de setembro de 2021, a Universidade do Vale do Taquari - Univates se propõe a pensar formas de contribuir para o avanço de Lajeado e da região.

Tuane Eggers

O Crie Smart Cities promove, pela primeira vez, a integração dos Centros da Univates, reunindo as semanas acadêmicas para tratar de cinco temáticas relevantes para a sociedade: transformações tecnológicas, governança nas cidades, mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida. Para isso, promoverá debates, workshops, palestras, oficinas, atividades artísticas e culturais abertos à comunidade. “O objetivo principal é ampliar a discussão e o protagonismo de estudantes e professores, tendo em vista os movimentos que estamos observando tanto aqui como em outras partes do mundo, os quais dizem respeito ao futuro das cidades e  como viveremos num futuro próximo”, explica o professor Leonel José de Oliveira, diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais. 

O evento insere a comunidade acadêmica nas discussões que permeiam o futuro de Lajeado e região. A promoção de uma atividade que reúne diferentes Centros da Universidade em um objetivo comum é um desejo antigo. “Esse encontro é muito motivante e inspirador”, reitera Oliveira. Conforme o professor, a ideia de promover o Crie Smart Cities surgiu a partir da união de diversos fatores. Um deles era trazer para a Universidades algumas discussões de questões que estão sendo levantadas pelo Pro-Move, uma iniciativa que estimula a criatividade, o empreendedorismo e oferece novas oportunidades para pessoas e negócios. “Outro fator que nos impulsiona é o tema em si, as cidades inteligentes, que permite agregar discussões de todas as áreas da Univates”, explica. O Crie Smart Cities terá atividades para estudantes e professores da Instituição, e também para a comunidade em geral. 

Logo ods-11