Univates adere a rede internacional de ensino e pesquisa na área da saúde

Postado as 20/02/2020 21:32:38

Por Nicole Morás

Focada em desenvolver inovações na área da saúde, The Belt and Road Medical Device Innovation and Application Alliance (BRMDIA) foi formada na China, em dezembro de 2019. A rede conta com 20 instituições parceiras, entre empresas e universidades, de nove países. Uma dessas instituições é a Universidade do Vale do Taquari - Univates.

De acordo com a professora Dra. Márcia Goettert, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates, a BRMDIA objetiva aumentar a cooperação entre a academia e a indústria, facilitando a conexão entre pesquisa, desenvolvimento e aplicação de inovações na área da saúde. “É uma iniciativa em que as inovações são pensadas a partir de demandas do mercado, visando a explorar as necessidades na área, inovar produtos e servir na prática clínica. Com o meio acadêmico como líder e a demanda do mercado como orientação, a rede visa a construir uma plataforma de desenvolvimento de dispositivos médicos e outros produtos inovadores para a área da saúde”, explica.

Márcia acrescenta que participar da BRMDIA é importante para as áreas da engenharia e da saúde da Univates, especialmente para os cursos voltados à área médica, como o curso de Medicina e o recém-aprovado Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, que já inicia as suas atividades com oportunidades únicas e perspectivas diferenciadas. Além disso, a aliança tem como objetivos estimular talentos e a troca de experiências, inovar a educação sobre dispositivos médicos, os modos de treinamento e os métodos.

Para a diretora de Relações Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, a cooperação com a China é um dos pontos estratégicos da Univates desde o ano passado. “Encontramos na University of Shanghai for Science and Technology (USST) uma parceira que se destaca por sua atuação na cidade de Xangai e em áreas que também são foco da Univates, como saúde e tecnologia. A aliança permite o acesso a pesquisas e tecnologias de ponta desenvolvidas por universidades e empresas da área. Ao participarmos do BRMDIA, passamos a fazer parte de um grupo com objetivos em comum e com possibilidade de diversas frentes de trabalho em países de destaque internacional”, afirma.

Saiba mais

A The Belt and Road Medical Device Innovation and Application Alliance (BRMDIA) foi lançada durante a terceira edição do The Design of Medical Devices Conference, realizado no início de dezembro de 2019, no qual a Univates foi representada pela professora Márcia, pelos professores do curso de Medicina Ramatis Birnfeld de Oliveira e Edisom de Paula Brum e pelo aluno de Medicina Wilian Luan Pilatti Sant'ana, selecionado para participar do evento por meio de edital.