Confira as ações que os cursos da Univates promoveram em 2019.
Conteúdo sugerido por Lais Pontin Matos e Júlio César Lenhardt.
? Texto: Lais Pontin Matos (estudante do curso de Jornalismo)
? Vídeo: Júlio César Lenhardt (diplomado do curso de Jornalismo)
Diferentes cursos para um aprendizado incrível ??
Estudantes e professores de cerca de 12 cursos de graduação vinculados aos Centros de Gestão Organizacional (CGO), Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) e Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Vale do Taquari - Univates tiveram a oportunidade de constatar na prática que a união, além de fazer a força, pode solucionar muitos problemas. O Projeto Intercentros, que ocorreu pela primeira vez na Instituição durante o segundo semestre de 2019, foi criado com os objetivos de inserir os acadêmicos em contextos semelhantes àqueles encontrados no mercado de trabalho e de viabilizar aos docentes a chance de articular, planejar e desenvolver conteúdos em diferentes áreas do conhecimento.
Foi durante uma reunião que surgiu a ideia de unir as disciplinas curriculares Vivências em Ambiente e Saúde II, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Direito Ambiental e Projeto Integrador e Vivência em Gestão de Micro e Pequenas Empresas I. O Diretor do CGO, e um dos professores que idealizou a iniciativa, Sandro Nero Faleiro, explica que o Projeto Intercentros da Univates objetivou fornecer soluções para questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos em municípios do Vale do Taquari. “Ao todo, tivemos 109 alunos de diferentes cursos comprometidos com a proposta. Eles dividiram-se em 19 grupos de trabalho”, acrescenta. Os docentes Odorico Konrad, Cátia Viviane Gonçalves e Luciana Turatti também coordenaram as atividades.
Alguns alunos engajaram-se rapidamente, outros demoraram um pouco mais para envolverem-se na proposta. Independentemente disso, acredito que o Projeto qualificou a formação do universitário participante justamente porque ele precisou discutir e compreender saberes de diversos ramos pontua Sandro Faleiro, um dos professores idealizadores do Projeto Intercentros
A opinião de quem participou ?
A graduanda do curso de Direito da Univates Emarie Andressa Sandri foi uma das participantes do Projeto Intercentros. Ela relata que, ao comparecer ao primeiro encontro da atividade, sentiu-se receosa por não saber exatamente como seriam as ações que precisaria desenvolver ao longo do semestre. “Naquela ocasião, quando cheguei ao auditório para a aula, percebi que uma professora muito animada estava na entrada do local recepcionando os alunos e pedindo para que eles aproveitassem ao máximo a experiência. O clima entre todos na sala era vibrante, contagiante”, relembra.
Concluída essa primeira etapa, foi hora de os acadêmicos colocarem a mão na massa e elaborarem um plano de ação capaz de solucionar as falhas de gerenciamento existentes na cidade. O grupo de Emarie propôs melhorias para o município de Ilópolis. “Além de buscarmos informações na internet, entrevistamos pessoas do departamento de tratamento de resíduos para compreendermos as carências da área na região e podermos ajudar”, relata.
Emarie conta que participou pela primeira vez de um projeto interdisciplinar na Universidade.
A oportunidade de ouvir e adicionar outras perspectivas ao conhecimento que eu já tinha foi muito enriquecedora. Aprendi a lidar melhor com as pessoas e com pontos de vista diferentes dos meus e, principalmente, a trabalhar de modo não convencional reflete Emarie Andressa Sandri, uma das participantes do Projeto Intercentros