Nathalia Timberg estrela peça em homenagem à Íris Apfel em Lajeado

Postado as 27/02/2020 08:27:51

Por Liniker Duarte

Pela primeira vez o Teatro Univates recebe em seu palco uma das maiores atrizes do teatro e da televisão brasileira. A veterana Nathalia Timberg que, aos 90 anos, traz a Lajeado o monólogo “Através da Íris”, retratando os pensamentos de um ícone pop contemporâneo —  a designer norte-americana Iris Apfel. Com sessão única, a peça será apresentada no dia 27 de março, às 20h.

Carreira

Divulgação

Nathalia Timberg nasceu no Rio de Janeiro em 5 de agosto de 1929. Filha de pai holandês e de mãe belga, estudou Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Reconhecida pelos seus cerca de 70 anos de carreira no teatro e na TV, foi no cinema, no entanto, que teve sua primeira experiência artística: aos seis anos, fez uma ponta em O Grito da Mocidade, de Raul Roulien (em 1936).

Já em 1946 recebeu, pela destacada atuação em A Dama da Madrugada, de Alejandro Casona, um prêmio do governo francês: uma bolsa de estudos em Paris, onde estudou artes cênicas, entre 1951 e 1954, no curso de formação de atores na Éducation Par Les Jeux Dramatiques. A atriz voltou ao Brasil com 25 anos. E, sob a direção de Bibi Ferreira, estreou como profissional na peça Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, encenada pela companhia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 1964 interpretou um grande sucesso em telenovelas, em O Direito de Nascer, de Blasco Ibañes, exibida pela TV Tupi. Timberg deu vida à freira Maria Helena de Juncal. A veneração do público era tanta que realidade e ficção se misturavam nas ruas. “Certa vez, uma senhora pediu para eu benzer um terço”, lembra Timberg em entrevista à TV Globo.

A atriz entrou em 1965 na Rede Globo e despontou com excelentes atuações. Tornou-se uma das maiores atrizes da teledramaturgia brasileira. Participou de minisséries, seriados e especiais na emissora, com a qual ainda mantém contrato. Em Amor à Vida (2013), a atriz deu voz à Bernarda, uma senhora que encontrou o amor na terceira idade, quando começou a namorar Lutero (Ary Fontoura). Mas foi na telenovela Babilônia que Nathalia novamente teve grande destaque nacional pela surpreendente interpretação, na qual fez par romântico com a também consagrada Fernanda Montenegro. As duas deram vida ao casal homossexual Estela e Teresa, respectivamente.

Monólogo comemorativo

Tendo Timberg uma bagagem histórica pelos palcos do Brasil e também fora dele, sua paixão pela arte cênica vai além de simplesmente atuar. A atriz nonagenária preza pela conexão de quem está atuando com a história que está sendo contada no palco e a conexão do ator com o público. E é essa conexão que os fãs da atriz e os amantes das artes cênicas poderão viver e sentir na maior casa de espetáculos do Vale do Taquari: na abertura da temporada 2020 com o monólogo “Através da Íris”.

Divulgação

“More is more, less is bore” ou simplesmente "mais é mais, menos é chato", uma brincadeira com o velho “menos é mais” é o lema da nova iorquina Íris Apfel, 98, empresária, designer de interiores e hoje uma das maiores referências mundiais na arte pop e no mundo fashion

É sobre essa mulher que fala “Através da Íris”, solo de Nathalia Timberg com texto inédito de Cacau Hygino e direção de Maria Maya. A peça abre as comemorações pelos 90 anos de Nathalia, que se completaram em 2019, com a atriz em plena atividade artística. A direção de produção é de Bruna Dornellas e Wesley Telles da WB Produções.

O cenário de Ronald Teixeira é uma grande caixa vazada por janelas, por onde vemos o interior da casa de Iris, com sua exuberância e barroquismo – objetos multicoloridos que vão desde velas e obras de arte a bichos de pelúcia e flores, além de duas coloridas poltronas bergère

Através das ideias arrojadas e do humor ácido de Iris Apfel, a peça é um elogio à liberdade de ser e de se expressar em qualquer tempo da vida. Apfel inspira e surpreende artistas e criadores mundo afora com sua autenticidade e pensamento. Suas ousadas misturas ao se vestir, seus acessórios exuberantes, os óculos gigantes e roupas multicoloridas falam sobre a independência a que todos têm direito. Sobre experimentar - e se experimentar – sem medo do julgamento.

Ingressos

Os ingressos para o evento variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Univates ou de forma on-line no Sistema de Ingressos da Univates.

De 2 de janeiro de 2020 a 12 de fevereiro de 2020, a bilheteria atenderá de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h. Em caso de dúvidas sobre a apresentação, contate o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.