Em comemoração dos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, o primeiro prédio da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi reformado e recebeu um mural do artista Eduardo Kobra com o retrato de três personalidades da educação: Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. No dia 17 de março, terça-feira, o espaço será reinaugurado em evento aberto ao público, a partir das 19h, com a presença do ator Thiago Lacerda, que fará a leitura do manifesto da obra, escolhido por meio de concurso voltado aos estudantes da Instituição. Na ocasião também ocorre o lançamento dos livros “Lendo Memórias” e “Lendo Imagens”. De acordo com o reitor, Ney José Lazzari, as melhorias realizadas no Prédio 1 buscaram manter a essência do surgimento da Univates e, ao mesmo tempo, expressar a modernidade e a inovação muito presentes na Instituição atualmente.
Nossa história se confunde com a história da nossa região. A Univates só surgiu pois toda uma comunidade se mobilizou para trazer o Ensino Superior. Lideranças, poder público e entidades se reuniram em prol do desenvolvimento regional. A prefeitura fez a doação do prédio para que pudéssemos realizar o sonho de ter uma faculdade em Lajeado. E esse foi o marco do início do Ensino Superior no Vale Reitor Ney José Lazzari
Saiba mais: “Lendo Memórias” e “Lendo Imagens”
Oficina de Parquets
As peças de parquet originais do Prédio 1 também irão virar arte. Com o desejo de atribuir relevância conceitual aos parquets, a Univates criou o projeto “Rastros de História”, que consiste na promoção de oficinas infantis para pintura e intervenção nesses materiais. A inspiração artística para a pintura dos materiais se deu a partir da vinda do artista Eduardo Kobra.
A oficina com os parquets é direcionada a crianças de 6 a 12 anos, sendo realizada nos dias 16 de março, das 13h30min às 16h, e 17 de março, das 9h às 11h30min, o que permite que os pais optem pelo melhor turno para seus filhos participarem da oficina. Serão momentos de conexão entre o passado e o futuro para marcar a nossa história. A ação ocorre embaixo da árvore localizada ao lado do Pipa Jhou, havendo um ponto de encontro, a sala 315 do Prédio 1, onde os pais devem deixar as crianças. Podem participar da oficina filhos de funcionários, alunos e crianças da comunidade em geral.
A atividade será conduzida por Samuel Hergesell, professor de arte em Lajeado e em Arroio do Meio e proprietário da empresa Graffo Arte; por Mariana Betti, graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela PUCRS e bacharela em Pintura pela Ufrgs; e por Liane Paaschen, graduada em Educação Artística pela Ufrgs, professora de arte em Lajeado e proprietária da Atelier Liane Paaschen. Para participar, as crianças devem estar com roupas leves, confortáveis e simples. As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de março clicando aqui. São oferecidas 30 vagas em cada turma.
