Elise Bozzetto

Univates reinaugura Prédio 1 no dia 17

Postado as 09/03/2020 10:09:43

Por Nicole Morás

Em comemoração dos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, o primeiro prédio da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi reformado e recebeu um mural do artista Eduardo Kobra com o retrato de três personalidades da educação: Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. No dia 17 de março, terça-feira, o espaço será reinaugurado em evento aberto ao público, a partir das 19h, com a presença do ator Thiago Lacerda, que fará a leitura do manifesto da obra, escolhido por meio de concurso voltado aos estudantes da Instituição. Na ocasião também ocorre o lançamento dos livros “Lendo Memórias” e “Lendo Imagens”. De acordo com o reitor, Ney José Lazzari, as melhorias realizadas no Prédio 1 buscaram manter a essência do surgimento da Univates e, ao mesmo tempo, expressar a modernidade e a inovação muito presentes na Instituição atualmente.

Nossa história se confunde com a história da nossa região. A Univates só surgiu pois toda uma comunidade se mobilizou para trazer o Ensino Superior. Lideranças, poder público e entidades se reuniram em prol do desenvolvimento regional. A prefeitura fez a doação do prédio para que pudéssemos realizar o sonho de ter uma faculdade em Lajeado. E esse foi o marco do início do Ensino Superior no Vale
Reitor Ney José Lazzari

Elise Bozzetto

Para ele, a reinauguração do prédio é uma homenagem a todos que ao longo dos últimos 50 anos apoiaram e construíram a educação. “Essa obra é muito importante para nossa Universidade, pois traz uma homenagem a três personalidades que olharam para a educação de uma forma abrangente, humana e inclusiva. Além disso, a obra transcende a importância acadêmica e coloca toda a região em evidência ao trazer um muralista mundialmente reconhecido para deixar sua marca no Vale do Taquari. A obra expressa a grandeza com que nesses 50 anos tratamos a educação”, explica o reitor.

Para participar da reinauguração, não é necessário se inscrever, basta comparecer ao local. A programação encerra as comemorações dos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari.

Saiba mais: “Lendo Memórias” e “Lendo Imagens”

Elise Bozzetto

A breve síntese histórica é o ponto de partida sobre o qual se debruçou a professora da Univates e doutora em História Silvana Rossetti Faleiro, que em 2009 foi responsável pela concepção da obra “Lendo Memórias - 40 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari e a construção do regional”. Foi quando o então Centro Universitário comemorava as quatro décadas de sucesso do trabalho dos pioneiros.

Quase dez anos depois, em 2017, tendo em vista as celebrações do cinquentenário, Silvana foi mais uma vez convidada a mergulhar na história da agora Universidade do Vale do Taquari para entregar, em 2019, duas diferentes obras. Uma delas, a expansão do livro “Lendo Memórias”, lançado na década passada, e a outra, um novo material, de perspectiva visual: o “Lendo Imagens”. Na tarefa, a pesquisadora trabalhou com os diplomados da Univates Paula Dresch dos Santos, historiadora, e Lucas George Wendt, jornalista.

Oficina de Parquets

As peças de parquet originais do Prédio 1 também irão virar arte. Com o desejo de atribuir relevância conceitual aos parquets, a Univates criou o projeto “Rastros de História”, que consiste na promoção de oficinas infantis para pintura e intervenção nesses materiais. A inspiração artística para a pintura dos materiais se deu a partir da vinda do artista Eduardo Kobra.

A oficina com os parquets é direcionada a crianças de 6 a 12 anos, sendo realizada nos dias 16 de março, das 13h30min às 16h, e 17 de março, das 9h às 11h30min, o que permite que os pais optem pelo melhor turno para seus filhos participarem da oficina. Serão momentos de conexão entre o passado e o futuro para marcar a nossa história. A ação ocorre embaixo da árvore localizada ao lado do Pipa Jhou, havendo um ponto de encontro, a sala 315 do Prédio 1, onde os pais devem deixar as crianças. Podem participar da oficina filhos de funcionários, alunos e crianças da comunidade em geral.

A atividade será conduzida por Samuel Hergesell, professor de arte em Lajeado e em Arroio do Meio e proprietário da empresa Graffo Arte; por Mariana Betti, graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela PUCRS e bacharela em Pintura pela Ufrgs; e por Liane Paaschen, graduada em Educação Artística pela Ufrgs, professora de arte em Lajeado e proprietária da Atelier Liane Paaschen. Para participar, as crianças devem estar com roupas leves, confortáveis e simples. As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de março clicando aqui. São oferecidas 30 vagas em cada turma.