Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Saiba como funcionam as aulas virtualizadas

Postado as 17/03/2020 14:38:27

Por Júlia Amaral

Como medida de prevenção à transmissão do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da Univates terão aulas virtualizadas até o dia 5 de abril. A medida é necessária para proteger a comunidade, conter a propagação do vírus e não prejudicar o calendário acadêmico. Essas aulas serão realizadas com auxílio de plataformas digitais, com acompanhamento integral dos professores, que estarão disponíveis aos estudantes durante todo o período da aula. 

Sobre os horários e presença

O horário das aulas virtualizadas é igual ao da aula presencial: de manhã das 8h20min às 11h40min, à tarde das 13h30min às 16h50min e à noite das 19h10min às 22h30min. Os professores apresentarão os critérios para o registro de presença, que podem ser postagem de exercícios, participação on-line em chat, entre outros.

Na hora marcada, a estudante do curso de Estética e Cosmética Thaís Valer estava on-line no Google Meet para assistir à aula de Terapias de Spa, ministrada pela professora Elisa Paludo. “Como temos muitas atividades práticas, por meio do vídeo a professora nos passou as manobras, que aplicamos em alguém que estava conosco, e tirou todas as nossas dúvidas”, conta. Para Thaís, as aulas virtualizadas são a melhor saída para este período. “Todos ficamos mais tranquilos”, revela. 

Guilherme Spohr, estudante de Biologia, acredita que, para superar as possíveis dificuldades por não haver a presença física do professor, é preciso empenho de toda a turma. Assim como Thaís, ontem, dia 17, ele teve aula on-line. “Como coloquei no meu story ontem, ‘a educação vence mesmo nos momentos mais difíceis’, então a gente se esforça e luta para dar tudo certo neste momento tão complicado”, afirma. 

Sobre as plataformas e aplicativos que auxiliam o trabalho em grupo

Os docentes utilizarão as plataformas digitais que já estão em uso desde o início do semestre, podendo ser o Google Classroom ou o Ambiente Virtual da Univates. Além disso, alguns aplicativos do Google podem auxiliar nos trabalhos em grupo e no andamento das aulas: 

 

  • Google Classroom: a sala de aula do Google. Cada turma tem uma sala virtual com acesso a materiais postados pelo professor, mural para troca de mensagens e espaço para a publicação de atividades;

  •  
  • Google Drive: os arquivos ficam salvos na nuvem, de maneira que você pode acessá-los pelo computador ou smartphone. Com os arquivos no Drive, você não precisa do HD do seu computador físico. Além disso, os arquivos podem ser compartilhados, de forma que cada pessoa em sua casa pode acessá-los e editá-los;

  •  
  • Google Docs, Planilha e Apresentação: são os aplicativos do Google para criar documentos de texto, planilhas e apresentações. Eles também podem ser compartilhados e cada pessoa pode editá-los, simultaneamente, de onde estiver. No Google Meet ainda há recursos para projetar slides de maneira simultânea, participar de chat e fórum.

  •  

Sobre as aulas ministradas em laboratório e estágios 

Estratégias pedagógicas estão sendo pensadas para dar conta das aulas práticas e estágios, investindo em preparar as práticas em laboratórios, por exemplo, com leituras, vídeos com tutoriais e estudos de caso, para no retorno focar no uso e na aplicação direta. Em caso de dúvida, os estudantes devem entrar em contato com o coordenador de seu curso.