Estudos e trabalho home office: como fazer?

Postado as 19/03/2020 09:18:23

Por Nicole Morás

Em 2015, de olho em novas soluções tecnológicas, a Univates migrou suas contas corporativas para o Google for Education, plataforma que foi disponibilizada a todos os professores e estudantes no ano seguinte. Com isso, boa parte das atividades já é realizada com recursos digitais que podem ser acessados de qualquer lugar, de forma colaborativa.

Em momentos de isolamento social por conta da pandemia do Covid-19, outros recursos virtuais podem ser aproveitados para estudo e trabalho. Confira.

Para criar e organizar arquivos

Google Classroom: a sala de aula do Google. Cada turma tem uma sala virtual com acesso a materiais postados pelo professor, mural para troca de mensagens e espaço para a publicação de atividades.

Google Drive: os arquivos ficam salvos na nuvem, de maneira que você pode acessá-los pelo computador ou smartphone. Com os arquivos no Drive, você não precisa do HD do seu computador físico. Além disso, os arquivos podem ser compartilhados, de forma que cada pessoa em sua casa pode acessá-los e editá-los.

Google Docs, Planilha e Apresentação: são os aplicativos do Google para criar documentos de texto, planilhas e apresentações. Eles também podem ser compartilhados e cada pessoa pode editá-los, simultaneamente, de onde estiver.

Evernote: um grande arquivo em que você pode salvar textos, fotos e outros materiais para acessar sempre que precisar.

Para fazer reuniões

Google hangouts meet: o aplicativo de chat do Google permite chamadas de vídeo.

Se você tiver apenas smartphone, também pode realizar chamada de vídeo pelo WhatsApp. Podem participar até quatro pessoas.

Direto do mundo dos games, o Discord é uma opção para chamadas de áudio e envio de texto. A ferramenta é gratuita.

Até mil pessoas! Com o Zoom, as reuniões on-line podem acontecer com a participação de até mil pessoas. A ferramenta é paga.

Para organizar suas tarefas

Divulgação

Trello: para não se perder entre tantas atividades, que tal organizá-las no Trello? Você pode criar projetos diferentes e especificar cada atividade que deve ser feita - inclusive você pode compartilhar e atribuir atividades a outras pessoas. Assim, cada um sabe no que o outro está trabalhando dentro de um mesmo projeto.

Asana - na mesma linha do Trello, você pode organizar seus projetos em equipe e distribuir tarefas. É possível compartilhar um cronograma, estipular prazos e gerar relatórios.

Para melhorar sua produtividade

Toggl: com esse app, você liga o cronômetro e pode marcar quanto tempo demorou para realizar cada atividade. É interessante para quem precisa cobrar por hora trabalhada. O app é pago.

Pomodoro: essa técnica consiste em dividir suas atividades em 25 minutos de trabalho seguidos de uma pausa de cinco minutos. Assim você tem foco total. Há vários aplicativos de marcador de tempo com esse método, como o Tomato Timer.

Se está difícil não se distrair, chame o Strict Workflow. Com essa extensão, o Chrome bloqueia sites que atrapalham sua produtividade, como redes sociais. Mas não é para sempre: ele funciona como o Pomodoro - ao terminar uma sessão de 25 minutos de trabalho, ele libera o acesso aos sites por cinco minutos.

Cansado de tecnologia?

Você também pode aproveitar vários recursos analógicos, veja só:

Em um caderninho, faça uma lista de atividades que devem ser realizadas e vá riscando à medida que elas forem concluídas. Assim você não esquece nada e ainda tem uma ideia de tudo que realizou.

Use post-it para deixar seu ambiente mais colorido e com lembretes do que é importante.

Aproveite que existem planners em formato de quadro ou use a boa e velha prancha de isopor para criar um mural e colocar bilhetes com as tarefas que devem ser realizadas por dia e por prioridade.