Pioneiro no Rio Grande do Sul, o curso Técnico em Cervejaria ? da Universidade do Vale do Taquari - Univates inaugurou o primeiro Laboratório Cervejeiro do Estado, instalado no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O espaço conta com equipamentos novos e modernos, com excelente tecnologia, que permitem aos alunos, a partir das aulas práticas, aprenderem sobre o processo cervejeiro, matérias-primas, parâmetros de controle e outras atividades inerentes à profissão.
Nosso curso é o primeiro Técnico em Cervejaria do Rio Grande do Sul e, pelo que sabemos, somos a única Universidade com um Laboratório Cervejeiro, que será utilizado não só pelos estudantes, mas também para ajudar a melhorar processos, produtos e a formação de recursos humanos da área no Estado e em todo o Brasil afirma Ney José Lazzari, reitor da Univates
A diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, professora Simone Stülp, salienta a oportunidade de conectar a atividade de cursos da Universidade com um ambiente de inovação como o Tecnovates. Já o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, comenta sobre a união da Universidade, entidades, empresas e poder público. “O Laboratório Cervejeiro é um dos passos que estamos dando na longa jornada para Lajeado ser referência em áreas estratégicas que começaram a ser definidas há dois anos: alimentos, saúde e automação industrial”, explica.
Na opinião do presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), Diego Machado, é importante estar atento ao mercado da bebida no Estado. “Temos um mercado pujante, em crescimento. Mas também temos muitas cervejarias penando para crescer”, comenta. “Hoje eu afirmo que vale a pena ter uma cervejaria”, conclui.
Estou encantado com o campus e muito feliz em ver que, quando saímos da Capital, há muitas coisas boas acontecendo no interior. Vocês têm vontade, força e, agora, capacidade para produzir excelentes cervejas. É um momento propício para o lançamento do Laboratório Cervejeiro e eu só vi estrutura semelhante fora do país afirma Diego Machado, presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM)
O Laboratório Cervejeiro já foi usado em novembro de 2019 pelos estudantes do curso e, de acordo com o coordenador do técnico, professor Mariano Rodrigues, também poderá ser utilizado pelo público. “Caso alguma cervejaria deseje testar uma nova receita, poderá usar o laboratório. Esse serviço irá agregar qualidade às cervejarias da região e do Estado”, afirma.