Laboratório de Química da Univates dilui álcool para doação

Postado as 25/03/2020 09:25:37

Por Vinicius Mallmann

O Laboratório de Química da Universidade do Vale do Taquari - Univates começou, na semana passada, a realizar o processo de diluição do álcool 96º para 70º, que ajuda na higienização e no combate à propagação do coronavírus. A força-tarefa está sendo realizada por funcionários dos laboratórios de ensino da Instituição, com o auxílio de professores e bolsistas voluntários.

Após diluído, todo o álcool será destinado à Prefeitura de Lajeado, hospitais, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até agora foram produzidos cerca de 2 mil litros do produto, parte deste material foi adquirido através de uma doação realizada pela empresa Prinz, que utiliza o material na sua linha de produção. O controle da distribuição está sendo administrado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Instituição.

Conforme Fábio Kremer, coordenador dos laboratórios de ensino da Univates, o trabalho está sendo realizado em conjunto. “A pedido da Reitoria, iniciamos esse trabalho de forma conjunta entre o setor de Compras e nossos laboratórios de ensino a fim de produzir álcool em gel nos Laboratórios de Farmácia. Porém na segunda-feira, dia 13, o mercado do País já estava desabastecido do insumo que faz a substância ficar na consistência de gel. Dessa forma, surgiu a alternativa de fazer álcool 70º, que é eficiente para desinfecção de superfícies e também para a higienização das mãos”, salienta.

Quanto à produção, Kremer salienta que o processo ocorre nos Laboratórios de Química da Instituição  em função da logística, ocorrendo as atividades conforme a disponibilidade de produtos no mercado. “Dependemos da disponibilidade de todos os produtos para realizar o processo de diluição. Nosso setor de Compras nos atualiza diariamente sobre a disponibilidade do mesmo, sendo assim, não conseguimos estabelecer uma projeção de quanto podemos produzir. Outro fator importante a destacar é a disposição dos funcionários, professores e voluntários, que não medem esforços para auxiliar neste momento”, finaliza.