Como forma de evitar efeitos colaterais na saúde mental da população causados pelos dias de isolamento, as psicólogas da Universidade do Vale do Taquari - Univates e psicólogos voluntários estão a postos para atuar em diferentes frentes. Os profissionais da Univates integram a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dipes), a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) ou Serviço Especializado de Psicologia (SEP) e atendem a comunidade no call center, além de orientar o público interno da Univates.
Conforme a professora e psicóloga Gisele Dhein, a orientação ao público interno da Instituição e aos profissionais que estão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é feita para que os profissionais da saúde consigam identificar e perceber quem está tendo problemas com o isolamento ou, no caso dos profissionais da saúde, em seus trabalhos. Essas instruções são o que a psicologia chama de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP). “A entrada da psicologia nas emergências é para não termos efeitos depois. Nossa intenção neste momento é fazer com que gestores, professores e demais profissionais da saúde consigam dar suporte a quem necessita”, afirma.
Como manter a saúde mental em dia
-
Mantenha-se conectado: é importante manter um grupo de apoio próximo a você. Videochamada, mensagens, e-mail e qualquer mídia social que o faça se sentir próximo de quem você ama.
-
Evite o fluxo: não fique toda hora olhando o noticiário ou em grupos comentando sobre o assunto. Acesse as informações em horários específicos, em portais de notícias oficiais e recomendados por profissionais da saúde.
-
Ocupe-se: já pensou em usar seu tempo para separar roupas e objetos para doação? Você pode ter aulas virtuais de idiomas, jogar on-line e conhecer novas pessoas ou fazer vídeos engraçados no TikTok.
-
Cada um no seu quadrado: não esqueça de ter um tempo para você mesmo. Você pode ver um filme ou série, ler um livro, tomar um banho relaxante e até meditar.
-
Fale: se não estiver conseguindo controlar a ansiedade, o estresse e a angústia, ligue para o 0800 7 07 08 09, para um amigo ou para um familiar. Fale com alguém. Não se isole.