Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates faz parte da estrutura de Lajeado no tratamento de pacientes com coronavírus

Postado as 01/04/2020 10:14:46

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está trabalhando com autoridades regionais e do município de Lajeado em iniciativas relacionadas ao coronavírus, como a compra de testes para verificar a contaminação pelo vírus, a disponibilidade de teleatendimento psicossocial à população e a produção de máscaras e aventais para serem doados a profissionais da área da saúde. Ao integrar o Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado, representantes da Univates também trabalham no planejamento das medidas a serem adotadas, o que inclui a destinação de parte da estrutura da Universidade para receber atendimentos de saúde.

Conforme o planejamento, caso a capacidade do Hospital Bruno Born (HBB) seja excedida, os espaços da Univates serão aproveitados para receber pacientes suspeitos de contaminação ou em tratamento da Covid-19. O diretor de Serviços em Saúde da Univates, Jairo Hoerlle, explica que, com isso, não deve haver a necessidade de ser montado um hospital de campanha em ginásios e outros espaços, como vem sendo realizado em alguns municípios mundo afora.

Estamos trabalhando para manter a curva de novos casos achatada em Lajeado e não sobrecarregar o sistema de saúde. Mas caso seja necessário, nossos espaços, com banheiros, ar-condicionado e rede de energia e água, são melhor equipados e mais saudáveis do que hospitais de campanha
Jairo Hoerlle

 

Hoerlle esclarece que alguns espaços da Universidade serão adaptados para receber essa demanda, devendo a ocupação ocorrer nesta ordem: Ambulatório de Especialidades Médicas, que tem estrutura para ser um mini-hospital e comporta em torno de 50 camas; Clínica de Fisioterapia, com espaço para 30 a 40 camas; Prédio 18, onde estão a Clínica de Estética e Cosmética e outros espaços de saúde; e Prédio 1. Ele acrescenta que as atividades serão realizadas pelo HBB, que destinará profissionais e insumos para o local, com auxílio da Universidade.

Outros atendimentos

Alguns espaços da Univates já estão sendo utilizados para consultas, de forma que outras estruturas possam ser liberadas para casos de Covid-19. É o caso do Ambulatório de Especialidades Médicas da Univates, onde estão sendo realizadas as consultas pediátricas ambulatoriais encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA).  O mesmo local, no Prédio 22 da Univates, também está sendo utilizado no atendimento de pacientes da Unimed que necessitam de aplicação de injetáveis.