Larissa Allebrandt

Postado as 07/04/2020 15:25:22

Por Vinicius Mallmann

Larissa Allebrandt

A quarta edição do Anuário do Curso de Fotografia da Univates já está disponível. Com mais de 300 fotos, a obra foi dividida em oito categorias: individuais, arquitetura, ensaios, releituras, publicidade, eventos, antropologia visual e projetos fotográficos. O material pode ser conferido em formato digital no link bit.ly/anuariofoto2018.

Conforme a coordenadora do curso de Fotografia, professora Renata Lohmann, a publicação conta com a participação de alunos de diferentes disciplinas práticas de Fotografia. “O quarto Anuário de Fotografia traz um apanhado de imagens que representa os trabalhos desenvolvidos por alunos de diversas disciplinas de Fotografia, desde as etapas introdutórias até os componentes curriculares mais avançados do curso. Foi um trabalho realizado em conjunto com a Agência Experimental de Comunicação da Univates, que desenvolveu todo o projeto gráfico da publicação”, explica.

De acordo com a professora, é importante que o material seja disponibilizado em formato digital. “Junto deste anuário, as edições de 2015, 2016 e 2017 também foram disponibilizadas digitalmente, de forma que agora temos uma biblioteca virtual das produções fotográficas dos nossos alunos, o que nos permite chegar a um público maior ”. Para ela, o sentimento é de dever cumprido. “Temos em mãos um álbum de memórias da jornada acadêmica de nossos alunos, que representa toda a pluralidade e diversidade de olhares desses jovens”, finaliza.

Com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado no anuário, Bruna Dullius, a diplomada do curso de Fotografia, acredita que a obra é uma forma de expandir os registros dos alunos para a comunidade acadêmica. “O anuário é uma ideia muito bacana de expor os trabalhos que foram feitos durante a vida acadêmica dos estudantes, além de servir como uma espécie de vitrine, na qual podemos conhecer um pouco o estilo de cada aluno e, também, técnicas aprendidas durante o curso”. Quanto à publicação de seu TCC no anuário, Bruna comenta que o sentimento é de alegria e de dever cumprido. “O TCC é o fechamento de um ciclo, e é muito gratificante tê-lo publicado no anuário para que tantas pessoas possam ter acesso e conhecer um pouco do trabalho e estudo que realizei”, finaliza a diplomada.

Sobre a seleção

Para o processo de escolha das imagens, cada professor, ao longo dos semestres, separa os melhores trabalhos fotográficos de suas disciplinas, segundo critérios próprios. Com o término das aulas em dezembro, todos realizam a sua escolha pessoal tendo em vista a totalidade dos trabalhos realizados nas disciplinas da área fotográfica. Após isso, ocorrem diversos encontros entre os docentes a fim de analisar individualmente cada foto e selecionar em conjunto os trabalhos que serão expostos na publicação.