De acordo com a professora, é importante que o material seja disponibilizado em formato digital. “Junto deste anuário, as edições de 2015, 2016 e 2017 também foram disponibilizadas digitalmente, de forma que agora temos uma biblioteca virtual das produções fotográficas dos nossos alunos, o que nos permite chegar a um público maior ”. Para ela, o sentimento é de dever cumprido. “Temos em mãos um álbum de memórias da jornada acadêmica de nossos alunos, que representa toda a pluralidade e diversidade de olhares desses jovens”, finaliza.
Com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado no anuário, Bruna Dullius, a diplomada do curso de Fotografia, acredita que a obra é uma forma de expandir os registros dos alunos para a comunidade acadêmica. “O anuário é uma ideia muito bacana de expor os trabalhos que foram feitos durante a vida acadêmica dos estudantes, além de servir como uma espécie de vitrine, na qual podemos conhecer um pouco o estilo de cada aluno e, também, técnicas aprendidas durante o curso”. Quanto à publicação de seu TCC no anuário, Bruna comenta que o sentimento é de alegria e de dever cumprido. “O TCC é o fechamento de um ciclo, e é muito gratificante tê-lo publicado no anuário para que tantas pessoas possam ter acesso e conhecer um pouco do trabalho e estudo que realizei”, finaliza a diplomada.
Sobre a seleção
Para o processo de escolha das imagens, cada professor, ao longo dos semestres, separa os melhores trabalhos fotográficos de suas disciplinas, segundo critérios próprios. Com o término das aulas em dezembro, todos realizam a sua escolha pessoal tendo em vista a totalidade dos trabalhos realizados nas disciplinas da área fotográfica. Após isso, ocorrem diversos encontros entre os docentes a fim de analisar individualmente cada foto e selecionar em conjunto os trabalhos que serão expostos na publicação.
