A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu nesta semana o primeiro lote de testes rápidos para detectar o coronavírus. Cerca de mil unidades foram entregues nesta manhã, dia 9, para o Hospital Bruno Born (HBB), Hospital Estrela, Hospital de Arroio do Meio, Hospital de Teutônia, Unimed e prefeituras da região via Consórcio Intermunicipal da Saúde do Vale do Taquari (Consisa). Na segunda quinzena de abril, a Univates deve receber mais 2 mil unidades de testes rápidos, que seguem a mesma distribuição para entidades regionais.
Conforme o diretor de Serviços em Saúde da Univates, Jairo Hoerlle, o LAC já realizou testes para o HBB e para a vigilância epidemiológica. “Recebemos 50 testes PCR até agora, mas ainda devemos receber mais 2.500”, explica.
O diagnóstico pelo método de biologia molecular (RT-PCR) está baseado na identificação do vírus SARS-CoV-2 a partir da extração do material genético. A Univates possui dois equipamentos para a realização dos testes, conferindo capacidade de até 100 amostras diárias.
Como funciona o teste que será feito no LAC
O kit TaqMan™ 2019-nCoV Assay detecta in vitro a presença do coronavírus linhagem 2019 (Covid-19) em amostras de pacientes com suspeita de infecção. O kit de amplificação de ácidos nucleicos é composto de iniciadores e sondas para detecção e caracterização do vírus.
O tempo de resposta do teste é variável, dependendo da quantidade de amostras e do equipamento utilizado. Também devem ser levadas em consideração as etapas de extração, análise dos dados e elaboração do laudo.