Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

ODS, Saúde

Mil quilos a menos, saúde a mais

Por Matheus Giovanella Laste

Postado em 09/04/2020 18:38:31


Compartilhe

Pensando em criar algo que fosse didático e visual para que os pacientes do Ambulatório de Nutrição da Univates pudessem ter a real dimensão dos progressos conquistados, a nutricionista e coordenadora do Ambulatório de Nutrição da Univates, Franciele Machado Wermann, criou o que chamam de dinâmica das bolinhas, que potencializou que 95 pacientes perdessem quase mil quilos desde o início de 2018, quando a ideia foi lançada. Conforme Franciele, a iniciativa auxilia os participantes a perceberem sua evolução no tratamento.

As 95 pessoas que participam da dinâmica são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa), alunos e funcionários da Univates que compareceram em consultas com a nutricionista. Franciele explica que os atendimentos são individuais. “Inicialmente aplicamos uma anamnese completa, com avaliação nutricional e questões sobre rotina, hábitos e história clínica, depois é realizado um plano de tratamento com plano alimentar e orientações”. Quando os pacientes retornam, normalmente depois de 15 dias, é trabalhada a adesão ao tratamento, com atividades de educação nutricional e acompanhamento do peso e dos sinais vitais.

A dinâmica criada pela nutricionista completou dois anos em março e continuará enquanto os pacientes estiverem estimulados e interessados em participar. Quando a meta de mil quilos for alcançada, o Ambulatório de Nutrição planeja organizar uma ação para marcar a conquista. “Não decidimos ainda, mas pensei em fazer uma campanha de doação de roupas, calçados, produtos alimentícios e de higiene some uma quantidade equivalente aos quilos eliminados, para ter mais noção de quantidade e ainda fazer uma ação social”, revela Franciele.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar