Univates segue com aulas virtualizadas

Postado as 30/04/2020 14:56:16

Por Nicole Morás

Alinhada com as orientações do Governo Estadual e com a situação de Lajeado, a Universidade do Vale do Taquari - Univates comunica a toda a comunidade acadêmica que as aulas virtualizadas serão mantidas. Da mesma forma, o trabalho de professores e técnico-administrativos segue sendo realizado em formato home office.

As medidas têm sido adotadas para mitigar a transmissão do vírus e ajudar na prevenção da doença, especialmente no contexto nacional de número crescente de casos confirmados de contaminação e de óbitos. Pela classificação de risco, adotada desde quarta-feira (29/04) pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lajeado, juntamente com Passo Fundo, foi considerada uma das cidades de maior risco, com bandeira vermelha, categorização que fica atrás apenas da bandeira preta, que representa o risco máximo.

A Comissão de Prevenção seguirá analisando diariamente a evolução das medidas tomadas e informará a comunidade caso as aulas presenciais retornem. No momento, a maior parte dos componentes curriculares segue de forma virtualizada. As aulas virtualizadas possibilitam a continuidade do cumprimento do calendário acadêmico e permitem que o processo de aprendizagem siga em construção, com o uso de tecnologias da informação e comunicação e de metodologias adaptadas ao novo contexto.

As aulas de alguns componentes curriculares que demandam o uso de laboratórios e a realização de práticas específicas estão suspensas, aguardando a retomada dos encontros presenciais. Para essas situações, são consideradas as seguintes possibilidades: a) o planejamento de cronograma específico por componente curricular, visando a realizar as práticas de laboratório tão logo seja possível retomar os encontros presenciais e observando-se protocolos específicos de segurança e proteção dos estudantes e professores; b) a realização de períodos intensivos para o cumprimento dos estágios curriculares obrigatórios que estão suspensos; c) a prorrogação do calendário acadêmico, se necessário, para a conclusão do primeiro semestre letivo.

Estão sendo cuidadosamente observadas as particularidades de cada componente curricular e de cada curso para atender aos objetivos estabelecidos nos planos de ensino e nos projetos pedagógicos dos cursos, priorizando o respeito à saúde e à vida dos estudantes, professores, técnico-administrativos e seus familiares, sem perder de vista o processo educativo e formativo dos acadêmicos e a qualidade e o compromisso que a Univates tem através deste processo. As coordenações de curso e direções de Centro têm realizado planejamento cuidadoso das atividades e podem esclarecer questões específicas dos cursos.

Andrà tutto bene!
!Todo va a estar bien!
Everything will be alright!
Alles wird gut!
Tudo vai ficar bem!

Lajeado, 30 de abril de 2020.

Reitoria da Univates

Mais informações em www.univates.br/obrigado.
Atendimento dos setores também segue de forma remota: univates.br/fale-conosco.