Univates firma convênio com Prefeitura de Cachoeira do Sul para realização de testes de detecção da Covid-19

Postado as 30/04/2020 19:38:40

Por Lucas George Wendt

Na tarde de quinta-feira (30) a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Prefeitura de Cachoeira do Sul firmaram contrato para compra de 600 testes com o objetivo de detectar a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em casos suspeitos no município da região do Vale do Jacuí.

Os testes serão destinados às pessoas que forem atendidas no Centro de Triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Cachoeira do Sul e encaminhadas para isolamento domiciliar. A coleta vai acontecer no município, e os testes com a técnica RT-PCR (reação em cadeia de polimerase em tempo real) serão executados no Laboratório Univates de Análises Clínicas (LAC).

A Prefeitura Municipal está investindo R$ 144 mil na compra dos testes. O material também foi adquirido com aporte financeiro da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul. A previsão é de que sejam enviados 150 testes por mês, durante quatro meses.

A Univates foi escolhida entre outros laboratórios consultados pela administração municipal em razão do tempo de entrega dos resultados, que é de aproximadamente 24 horas. Os resultados servirão para orientar a Prefeitura nas medidas de contenção do vírus no município e são essenciais para o estabelecimento das estratégias municipais de enfrentamento da doença.

Atualmente apenas profissionais de saúde com suspeita de Covid-19 e pacientes com sintomas graves são testados no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do sul, sendo o material coletado enviado ao Laboratório Central (Lacen) do Estado, em Porto Alegre. O prazo de retorno dos resultados dos exames enviados para o Lacen pode chegar a 14 dias.

O teste realizado no LAC Univates

O diagnóstico pelo método de biologia molecular (RT-PCR) está baseado na identificação do vírus Sars-CoV-2 a partir da extração do material genético. A Univates possui dois equipamentos para a realização dos testes, com capacidade de verificação e testagem de até 100 amostras diárias.