Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPG em Ciências Médicas da Univates recebe inscrições para primeira turma de mestrado

Postado as 12/05/2020 14:34:18

Por Nicole Morás

Com ênfase translacional, que garante desde o estudo básico das condições de saúde-doença até a aplicação clínica, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições para sua primeira turma. O início das aulas presenciais está previsto para agosto. De acordo com o coordenador interino do PPGCM e médico psiquiatra, professor Flávio Shansis, o caráter translacional vai ao encontro da atuação dos PPGs da Univates, que buscam a aplicação do conhecimento.

Temos toda a nossa estrutura de laboratórios básicos e aplicados disponível para a pesquisa, assim como a estrutura dos serviços clínicos que a Univates disponibiliza para o Vale do Taquari, como, por exemplo, o Ambulatório de Especialidades Médicas e demais serviços do Saúde Univates
Flávio Shansis, coordenador interino do PPGCM

Shansis acrescenta que o curso é um diferencial na região e atende à proposta da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de interiorizar os cursos de pós-graduação na área de Medicina I.

São disponibilizadas até 20 vagas nas três diferentes linhas de pesquisa: Epidemiologia, Fisiopatologia e Aspectos Diagnósticos e Terapêuticos de Doenças, Tecnologia em Saúde como Ferramenta na Clínica Médica e Ciências do Comportamento. As aulas serão presenciais, dependendo da situação da pandemia de Covid-19, e ocorrerão nas sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã. O mestrado tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

Podem se candidatar diplomados nas diversas áreas da saúde: Medicina, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, Nutrição, Educação Física, entre outras. O edital está disponível aqui e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho em univates.br/ppgcm. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas podem ser obtidas pelo e-mail ppgcm@univates.br.

Saiba mais

O PPGCM da Univates foi aprovado em dezembro de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC). O programa, que tem como base a visão integrada a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença, está voltado às áreas de clínica médica, tecnologias em saúde e ciências do comportamento. O curso pretende incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde e melhor entender as várias condições clínicas e os transtornos de comportamento.

Shansis destaca que um dos principais objetivos do curso de pós-graduação é contribuir para as questões de saúde na região onde é realizado. Serão desenvolvidos estudos, por exemplo, sobre o comportamento suicida em uma de suas linhas de pesquisa.

Outros objetivos do PPGCM são capacitar pessoas no campo das ciências médicas, criar e aperfeiçoar tecnologias e processos em saúde no atual contexto socioeconômico, com foco na criação de ferramentas para auxílio no diagnóstico e no tratamento de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população. 

 O programa ainda pretende implementar, em conjunto com as organizações locais, ações em saúde geradas a partir dos projetos desenvolvidos, promovendo inovações que agreguem melhorias nos índices de saúde da população local, em consonância com as políticas públicas de desenvolvimento.

 

Logo ods-3