Orientação quanto ao retorno de atividades presenciais

Postado as 19/05/2020 08:45:15

Por Reitoria Univates

Caros estudantes,

Atenta aos desdobramentos decorrentes da pandemia da Covid-19 e às orientações das autoridades governamentais e sanitárias, a Univates tem planejado de forma cuidadosa a realização de atividades acadêmicas. Para manter a segurança de todos e oferecer a formação de qualidade que a Instituição preconiza, a organização do restante do semestre seguirá neste formato:

Aulas e atividades que não dependem de presencialidade:

As aulas foram organizadas de forma virtualizada, assim como atividades que podem ser realizadas de forma remota (bancas de trabalho de conclusão de curso, orientações, eventos, reuniões, entre outras).

Essas atividades e, em especial, as aulas que possibilitam a concretização dos objetivos pedagógicos independentemente da ocorrência de encontros presenciais seguem de forma virtualizada até o final do semestre.

Aulas práticas e estágios:

Os componentes curriculares que demandam experiências práticas estão sendo organizados para recuperação das aulas no final do mês de maio, com retorno gradativo e intercalado. Cada Centro irá organizar o cronograma de realização dessas aulas com os coordenadores de curso e comunicar aos seus estudantes.

Já os estágios curriculares obrigatórios, por dependerem em parte dos cenários de prática, serão realizados à medida que esses campos estiverem disponíveis e seguros (alguns locais não estão aceitando estagiários, por exemplo). Por essa razão, o prazo de conclusão do estágio está sendo prorrogado, independentemente de adentrar parcialmente no segundo semestre, sem prejuízo à continuidade da matrícula do estudante nos componentes curriculares subsequentes.

O momento é excepcional, e mudanças podem ocorrer conforme novas orientações dos órgãos de saúde

É importante que se compreenda a excepcionalidade do momento, destacando-se que serão necessárias adaptações no cronograma das aulas, no limite máximo de participantes por turno e na própria forma de realização das atividades, sem perder de vista a trajetória formativa de cada estudante. Para tanto, o diálogo com seus professores e com a coordenação de seu curso será fundamental, inclusive para sinalizar dificuldades específicas para a presencialidade.

Em breve os Centros, por meio de seus coordenadores de curso, divulgação turma a turma o cronograma de atividades práticas e estágios obrigatórios.

Reitoria Univates