Univates promove diálogo com a comunidade quilombola para proposta da Sede Cultural

Postado as 19/05/2020 14:54:26

Por Júlia Amaral

Foto de arquivo

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) da Univates, coordenado pela professora Jamile Weizenmann e pela técnico-administrativa Laura Costa, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, desde agosto de 2019 desenvolve atividades com comunidades locais por meio da extensão universitária e da pesquisa. As atividades funcionam por meio da criação de Grupos de Ação (GA) ou pelo apoio à extensão universitária e à pesquisa, principalmente voluntárias. Um dos trabalhos desenvolvidos acontece com o grupo quilombola de Lajeado. O objetivo do trabalho é auxiliar a pensar em soluções tecnológicas para a Sede Cultural da Comunidade Quilombola, no bairro Planalto.

De acordo com Jamile, no ano passado a Prefeitura Municipal de Lajeado doou o terreno para a construção do espaço, conforme a necessidade do grupo de ter um local comunitário que ajudasse na difusão da cultura, e para que também seja disponibilizado para receber escolas e a comunidade em geral.

"Nós, professores, técnico-administrativos, estagiários e voluntários, nos envolvemos para a criação de um estudo, com sugestão de métodos construtivos, materiais e técnicas viáveis de construção”, conta a professora. Para realização do trabalho, o grupo de estudantes e professores precisou de um tempo considerável de pesquisa para conhecer a cultura dos quilombos. Além disso, foram realizadas reuniões, incluindo visita domiciliar, ainda no fim do ano passado, para ouvir os membros das famílias, que contaram suas histórias.

Para a quilombola Camila da Silva Marques, a Sede Cultural é importante pois será um espaço especial para difundir sua ancestralidade de forma mais abrangente, resgatando os saberes populares da cultura, como a culinária, medicinal e as artes manuais.

O quilombo é um lugar de muita cultura, tecnologia e para grandes pessoas, sem discriminação de raça, cor, credo religioso ou gênero. Esse será um local de resgate e crescimento de todos para todos
Quilombola Camila da Silva Marques

Segundo Camila, a sensibilidade do grupo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates é essencial nesse processo. “Desde o primeiro contato sempre fomos ouvidos com atenção e compreensão. Não há palavras que expressem o sentimento de gratidão a todos que sempre, em qualquer solicitação, estavam presentes e dispostos a atender e entender nossas necessidades”, conta.

A aluna de Arquitetura e Urbanismo da Univates Lavínia Naue diz que se interessou por esse projeto por ser inusitado para ela, que nunca tinha tido contato com uma comunidade quilombola. Participar desse grupo significa mais do que desenvolver as habilidades de um arquiteto, mas também estar disposto a imergir em outra cultura e aprender com isso. Conforme a estudante, a pesquisa sobre os quilombos começou na internet e nos livros, antes mesmo dos encontros com os líderes das comunidades. “Estou tendo a oportunidade de conhecer novas técnicas construtivas, diferentes exigências de projeto, além de estar em contato com uma outra cultura, uma outra realidade. E, claro, é uma chance de aprender ainda mais com meus professores e colegas. Tudo isso estará na minha bagagem profissional”, explica.

Foto de arquivo

Segundo a professora Jamile, neste ano foi possível evoluir no estudo, tendo no final de abril ocorrido a apresentação virtual das primeiras ideias para a comunidade. “Ficou muito bonito e dentro do que havíamos imaginado, tudo muito próximo da nossa vivência ancestral. Vai ser um ambiente funcional”, comenta Camila, que diz estar ansiosa pelos próximos passos. “Faremos algo muito importante não só para nós, mas também pelas comunidades do Vale do Taquari, pois aqui não há um local onde podemos receber conhecimento e transmitir conhecimento dentro da etnia afro-brasileira”, ressalta. Atualmente, o GA está em contato com a Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria de Planejamento, para estudar meios de utilizar essa pesquisa e os estudos iniciais para a futura aplicação do projeto.

Vestibular com inscrições abertas

A Univates está com inscrições abertas para 35 cursos presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever de forma gratuita para o vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em univates.br/startunivates.

Logo ods-10