Conheça o trabalho que os profissionais do Núcleo de Tecnologia da Informação estão realizando para manter as atividades virtuais na Univates

Postado as 29/05/2020 14:09:24

Por Lais Pontin Matos e Vinícius Mallmann

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está exigindo soluções criativas de pessoas e organizações, que precisam adaptar suas rotinas para a preservação da saúde coletiva. Aqui na Univates, desde que a quarentena foi decretada, profissionais do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) estão se esforçando ao máximo 💪 para garantir o andamento das atividades virtuais de estudantes, professores e funcionários, que, mesmo de casa, seguem dando um showzaço de eficiência e comprometimento (Tiago Iorc que lute!). 😅

Elise Bozzetto

Tecnologia: a melhor amiga que alguém pode ter neste momento 💁‍♀

No NTI da Univates trabalham profissionais das áreas de engenharia de software, engenharia da computação, análise e desenvolvimento de sistemas e gestão da tecnologia da informação. Todos eles estão se empenhando muito para garantir que estudantes, professores e funcionários da Instituição possam realizar suas tarefas com segurança durante o período de quarentena.

Nicole Morás

De acordo com o gerente do NTI, Paulo Roberto Mallmann, a migração das atividades para plataformas virtuais foi possível graças aos investimentos que a Univates realiza anualmente no âmbito da tecnologia.

Os investimentos permitem que tenhamos uma infraestrutura tecnológica sólida e robusta. Com a necessidade de atuarmos remotamente, colocamos essa tecnologia em prática para agirmos de maneira rápida e eficaz
salienta Paulo Roberto Mallmann, gerente do NTI

Durante o mês de abril, o Ambiente Virtual, plataforma em que as aulas são disponibilizadas aos estudantes da Univates, registrou mais de 247 mil acessos e mais de 1.860.000 visualizações nas páginas. Conforme o gerente do NTI, mesmo com o aumento de acessos, não houve instabilidade ou queda que pudesse afetar o andamento das atividades virtuais realizadas nesse espaço. “O Ambiente Virtual está hospedado dentro do nosso datacenter. Trabalhamos para garantir processamento e memória suficientes para que o serviço fique disponível 24 horas por dia para toda a comunidade acadêmica. São 39 funcionários cuidando para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, explica Mallmann.

Ana Amélia Ritt

Além de garantir a performance dos ambientes virtuais, os profissionais da tecnologia da informação são responsáveis por administrar todas as contas com vínculo institucional, que permitem acesso aos serviços disponibilizados pela plataforma Google for Education, como Gmail, Google Drive, Agenda, Meeting, Hangouts e Classroom, sejam elas @universo.univates.br, para estudantes, e @univates.br, no caso de funcionários. Ao todo, mais de 95 mil contas são gerenciadas pelo setor. Outras atividades realizadas pela equipe do NTI durante a quarentena envolvem o desenvolvimento de novas funcionalidades para o app Univates e a criação do sistema de provas on-line, para que o interessado em ingressar na Instituição possa fazer sua prova sem ter de sair de casa. Ufa, quanto trabalho! 

Uma ajudinha também para o Vale do Taquari 👍

Desde 2016 a Univates participa da iniciativa Google Global Cache (GGC), promovida pelo Google, que concede à Instituição um cache local, instalado no datacenter. Com isso, 17 provedores de internet regionais parceiros da Univates direcionam seus acessos aos serviços do Google diretamente ao servidor instalado na Universidade, o que permite que muitas atividades virtuais sejam realizadas de maneira mais rápida e eficaz. 

Segundo dados, desde o início da quarentena o cache apresentou aumento de 28% no número de acessos. Por conta disso, Mallmann conta que a Univates já solicitou reforço para que não aconteçam problemas. “Fizemos contato com o Google, que nos disponibilizou dois novos servidores, com prazo de entrega até o mês de junho. Com isso, aumentaremos a capacidade de armazenamento a fim de evitar a ocorrência de contratempos”, destaca. 

Ah, o famoso home office 💻☕

Elise Bozzetto

Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas adotaram a prática de home office, liberando seus funcionários para trabalharem de casa. Desde a metade do mês de março, professores e funcionários da Univates estão exercendo suas atividades em seus lares. Por meio da disponibilização de alguns serviços, a equipe de profissionais do NTI vem ajudando os funcionários da Universidade a cumprir suas tarefas com tranquilidade. 

Para dar continuidade às atividades administrativas de forma remota, foi disponibilizado aos funcionários da Univates o acesso a todo o sistema por meio do Virtual Private Network (VPN), que garante segurança tanto ao usuário quanto à Instituição. “Essa é uma forma segura que permite que os usuários se conectem remotamente aos sistemas administrativos internos necessários para que os bastidores da operação da Univates sigam normalmente. Temos em média 300 a 400 usuários conectados diariamente executando tarefas administrativas internas”, finaliza o gerente do NTI

Outro serviço que também precisou ser disponibilizado remotamente foi a telefonia institucional. Cerca de 173 ramais móveis foram instalados em celulares para manter ativos todos os canais de comunicação da Instituição. As chamadas são recebidas nos aparelhos dos usuários e conectadas à central telefônica da Univates.

Proteja seus dados 🔑

Uma das questões que mais geram preocupação nas organizações que realizam atividades virtuais é a segurança dos dados. Mesmo com todos os protocolos sendo seguidos, dificilmente alguém pode dizer que está totalmente seguro a ataques ou vazamento de informações. Nesse caso, a senha é um fator-chave na segurança do usuário. Ela deve ser trocada periodicamente e, se possível, o usuário deve ativar a autenticação com segundo fator, seja em e-mail ou em celular. A troca da senha é rápida e fácil e pode ser feita pelo link univates.br/recadastro/.

Bônus: atenção, quarentener de plantão 👇