Serviços da área da saúde começam a retomar atendimentos

Postado as 02/06/2020 09:35:41

Por Nicole Morás

O Saúde Univates reúne os serviços da Univates disponíveis à comunidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de forma particular. Boa parte das atividades que estavam suspensas devido à pandemia de coronavírus volta a ser realizadas com capacidade reduzida e de forma progressiva, desde a última segunda-feira, dia 1º, respeitando as medidas de segurança para pacientes, profissionais e para estudantes que acompanham os serviços, como as regras de distanciamento. Mais informações e agendamentos estão disponívies em www.saudeunivates.com.br/servicos/.

Confira como será a retomada das atividades:

Ana Amélia Ritt

Clínica de Odontologia Ampliada

Os atendimentos eletivos realizados à comunidade pelos estudantes do curso de Odontologia e os atendimentos particulares estão sendo retomados efetivamente desde 1º de junho, mediante agendamento. O horário de funcionamento é das 8h30min às 12h, das 13h30min às 17h e das 19h às 22h.

Clínica-Escola de Fisioterapia
A Clínica-Escola de Fisioterapia retornou em 1º de junho com atendimentos individuais em solo com pacientes que não são do grupo de risco. Por enquanto, não serão retomados as atividades dos Grupos de Promoção à Saúde e o atendimento na piscina (hidroterapia). O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ambulatório de Nutrição
Na próxima quarta-feira, dia 3 de junho, o Ambulatório de Nutrição retoma os atendimentos presenciais particulares e pelo SUS com pacientes que não sejam do grupo de risco. No primeiro momento os atendimentos presenciais ocorrem nas quartas-feiras, com um paciente por horário. Os atendimentos com pacientes do grupo de risco continuam virtualizados.

Farmácia-Escola
Os atendimentos não foram suspensos e seguem normalmente. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min.

Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures)
As atividades de apoio matricial e o monitoramento remoto dos usuários da Clínica serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os grupos de promoção à saúde e atendimentos interdisciplinares seguem suspensos.

Nicole Morás

Centro de Atendimento Materno-Infantil (Cami)

Atendimentos das especialidades de ginecologia e pediatria estão funcionando das 8h15min às 12h e das 13h15min às 17h30min.

As consultas devem ser previamente agendadas pelo telefone (51) 3190-1250. Como medida de prevenção à Covid-19 para restringir a circulação de pessoas, não é possível levar acompanhante na consulta.

Serviço Especializado de Psicologia (SEP)
Desde o dia 1º de junho foram retomados os atendimentos com pacientes que não são do grupo de risco, inicialmente em segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h.

Os atendimentos terão duração de 30 minutos cada um para que seja possível fazer a higienização das salas, evitando também a aglomeração de pacientes no local. O SEP irá atender às medidas de segurança estabelecidas pelos órgãos de saúde e também pelo Conselho Regional de Psicologia para atividades específicas do profissional da Psicologia.

Atividades que não retornam neste momento: psicoterapia dos pacientes que são do grupo de risco e as atividades do grupo de orientação profissional, cujas atividades seguem sendo realizadas de forma on-line. Grupos terapêuticos permanecem suspensos.

Laboratório de Fisiologia do Exercício
Atividades seguem sendo virtualizadas.

Logo ods-3