Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Responsabilidade social

Projeto de extensão voluntária da Univates ajuda a melhorar moradias de comunidades em vulnerabilidade

Por Leonardo Seibel

Postado em 12/06/2020 14:33:25


Compartilhe

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, vem desenvolvendo atividades com comunidades de Lajeado por meio de projetos de extensão universitária e de pesquisa, além de auxiliar o curso de Arquitetura e Urbanismo na realização de atividades relacionadas ao dia a dia dos estudantes e professores. As atividades funcionam por meio da criação de Grupos de Ação (GA) ou pelo apoio à extensão universitária e à pesquisa.

 

Para a professora Jamile Weizenmann, coordenadora do projeto, essas ações proporcionam aos estudantes a relação entre teoria e prática por meio de vivências de situações reais, desenvolvendo habilidades que permitam a construção de novos aprendizados e trocas de saberes com a comunidade-foco. “Ao estabelecer esse vínculo com o município estamos articulando forças e saberes. A Universidade, a comunidade e a gestão municipal unem esforços e trocam conhecimentos para a melhoria na condição das moradias”, afirma.

Saiba mais

O projeto de extensão Habitar Bem foi inspirado na Athis - Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei Federal nº 11.888/2008), criada pelo arquiteto e urbanista gaúcho Clóvis Ilgenfritz da Silva, que prevê projetos e moradia digna para famílias de baixa renda e envolve, além de Arquitetura e Urbanismo, os cursos de Direito e Engenharia Civil.  

O curso de Direito relaciona-se a uma das ações do projeto, que busca auxiliar nos processos de regularização fundiária, demandados pelo Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Univates. Os professores envolvidos no projeto são Jamile Weizenmann e Cristiano Zluhan Pereira, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Marta Piccinini, do curso de Direito; e Débora Pedroso Righi, do curso de Engenharia Civil. Além desses, fazem parte do projeto a arquiteta Laura Costa e o professor Marcelo Heck, com auxílio pontual em demandas específicas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar