Diplomada da Univates tem trabalho aprovado no periódico Journal of Global Fashion Marketing

Postado as 16/06/2020 14:05:55

Por Lucas George Wendt

Divulgação

Tudo começou com uma pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Demonstração do pertencimento do povo gaúcho através do consumo de moda contemporânea”. A autora do trabalho é Raquel Hauschild, diplomada em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

A pesquisa que Raquel desenvolveu para a obtenção do título de bacharel e conclusão do curso se tornou a base a partir da qual, mais recentemente, o trabalho foi expandido e adaptado para a publicação em uma revista de renome internacional na área do Marketing de Moda — o Journal of Global Fashion Marketing. “Destacamos a possibilidade de preservar as tradições, mas igualmente a necessidade de ajustes para adequar, por exemplo, as discussões sobre gênero na sociedade atual, que acabam por não estar corretamente representadas por aquelas tradições”, diz a estudante. “Quando o trabalho foi aceito para publicação no Journal fiquei muito feliz, pois esse era o reconhecimento da minha pesquisa e, é claro, também do trabalho do professor Marlon e das outras pessoas envolvidas”, comemora. 

Além do aceite da publicação do artigo “Tradition preservation through fashion consumption: contemporary clothes on gaucho traditionalist culture on the South of Brazil” em um periódico internacional especializado em conjunto com outros pesquisadores, a diplomada seguiu expandindo e estabelecendo relações do seu objeto de pesquisa com novos contextos. Com isso publicou um segundo artigo na revista científica Destaques Acadêmicos da Univates e um terceiro trabalho foi apresentado pelo orientador de seu TCC e parceiro na pesquisa — professor doutor Marlon Dalmoro —, num evento da área.  O trabalho final do curso de Administração também está publicado, disponibilizado digitalmente na Biblioteca da Univates. 

Envolvimento com a pesquisa

O professor Marlon Dalmoro foi o responsável por acompanhar a acadêmica durante o seu percurso na finalização do curso. Ele atua no Centro de Gestão Organizacional (CGO) e pesquisa marketing, dinâmicas socioculturais de consumo e sustentabilidade. O estímulo para Raquel seguir trabalhando com a temática de sua pesquisa foi, também, dele. 

Quando questionada sobre suas relações com a cultura gaúcha e o início do TCC, apresentado em junho de 2017 e que motivaram os trabalhos subsequentes, Raquel lembra. “Começamos a debater sobre o que me instigava na cultura gaúcha, e citei a questão da indumentária. Fizemos o link, também, sobre o consumo de produtos ligados à cultura gaúcha. A partir daí começamos a refinar o objeto de pesquisa”. De início ela aponta que representou um grande desafio tomar contato com a área e tratar de temas como identidade cultural, hibridismo cultural e moda contemporânea. 

“O objetivo da pesquisa era, principalmente, analisar como o sentimento de pertencimento do povo gaúcho é mediado por objetos simbólicos ligados à moda contemporânea. Como o pertencimento às tradições gaúchas estimula o consumo de peças de moda contemporânea”, diz ela.

Em relação ao TCC, Raquel percebeu, por meio da pesquisa, que contou com entrevistas, que é possível fazer demonstrações do pertencimento à cultura gaúcha por meio do uso de roupas e acessórios contemporâneos, mas que isso é pouco disseminado — sendo prevalente em pessoas não ligadas a movimentos culturais, tais como o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). “Já as pessoas que são vinculadas aos movimentos entendem que existem outros meios mais tradicionais para a demonstração de pertencimento à cultura gaúcha”, enfatiza.

Para ela, os direcionamentos realizados a partir da sua pesquisa de TCC são a prova de que trabalhos de conclusão de curso não precisam ser feitos apenas como etapa protocolar da passagem pela academia. “É muito mais do que isso. É uma oportunidade muito boa para pesquisarmos mais sobre algum assunto que gostamos ou então nos dedicarmos a algo novo, explorar novos assuntos e nos desafiarmos. E mesmo depois da formatura eles podem gerar frutos…”, conclui. 

Vestibular com inscrições abertas

Os cursos de Administração e Administração de Empresas da Univates estão com inscrições abertas. Ao todo, a Instituição oferece 35 cursos de graduação presenciais e 18 na modalidade a distância (EAD). Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no vestibular, que está sendo realizado de forma on-line, em www.univates.br/vestibular. 

Para participar, o candidato seleciona a modalidade e o polo, quando for curso EAD, e preenche um formulário com seus dados. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe e-mail com uma senha para acessar o ambiente virtual de prova em www.univates.br/startunivates. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.

A correção das provas acontece em até 48 horas, e o resultado é enviado para o e-mail do candidato, que, se aprovado, pode realizar sua matrícula de forma on-line em www.univates.br/startunivates.