A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para o aprendizado de surdos em escolas de educação bilíngue, uma vez que tem significados próprios que não podem apenas ser traduzidos da língua portuguesa, a qual é ensinada na modalidade escrita. Pensando nisso, a recém-doutora Francisca Agapito investigou o ensino de matemática para surdos na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, em Imperatriz, no Maranhão, cidade onde ela reside.
Ela explica que os jogos de linguagem se referem aos modos de operar com a matemática (formas de calcular, inferir, mensurar, gerar conhecimentos matemáticos etc.) que ocorrem dentro de distintos grupos culturais. “Na pesquisa eu analisei os jogos de linguagem do grupo de alunos surdos da escola bilíngue e busquei semelhanças com os jogos de linguagem que são próprios da matemática escolar”, explica.
Conforme a doutora, ela buscou referencial teórico e metodológico no campo da etnomatemática, que se refere ao fato de considerar as questões culturais nos processos de ensino e de aprendizagem. Também foram acionadas as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein e conceitos da obra de Michel Foucault. Para realizar o estudo, Francisca usou como instrumentos metodológicos as observações, filmagens realizadas no decorrer das aulas de matemática, excertos registrados no diário de campo, fotos e materiais produzidos por oito alunos surdos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e duas professoras.
A partir dos dados, Francisca observou que o uso de materiais concretos, como jogos e objetos, contribui para a aprendizagem de alunos surdos, assim como para alunos ouvintes, porém na escola bilíngue analisada foi identificado que alguns alunos não necessitavam mais desses materiais.
Também foi possível identificar que os artefatos culturais, como a visualidade e a língua de sinais, configuram-se como jogos de linguagem e são potentes na forma de vida dos alunos surdos investigados, servindo como base para que aprendizagens matemáticas sejam efetivadas Francisca Agapito, doutora pelo PPGEnsino
Francisca analisa que a Escola Bilíngue para Surdos mostrou-se um espaço inovador e com abertura para a emergência de distintos jogos de linguagem e, ao utilizar o campo da etnomatemática em seus estudos, foi possível dar visibilidade a diferentes formas de construir o conhecimento matemático . “Nesse contexto ocorre a valorização dos aspectos culturais, como a visualidade do surdo. Os alunos tiveram acesso aos jogos de linguagem que são próprios da matemática escolar, mas também puderam usar seus jogos de linguagem. Houve ampliação das possibilidades de ensinar e aprender matemática”, finaliza.
Inscrições abertas para mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates recebe inscrições, até o dia 28 de agosto, para mestrado e doutorado. O edital pode ser conferido em www.univates.br/ppgensino/. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgensino@univates.br.
