Assim como grande parte das atividades de pesquisa da Universidade do Vale do Taquari - Univates, o projeto Meninas na Ciência também precisou suspender suas atividades presenciais este ano semestre. Durante o período de isolamento social, foram intensificadas as entrevistas e formações on-line da equipe. Estudos e análise de material coletado com bolsistas e alunas participantes do projeto foram realizados, gerando dois conjuntos de resultados de pesquisa. Os objetivos são entender se as atividades têm cumprido com seus princípios pedagógicos e verificar como as ações têm influenciado na vida de estudantes da Educação Básica nas três escolas em que atua: Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, de Estrela, Escola Estadual de Ensino Médio Paverama, de Paverama, e Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio.
A outra pesquisa foi desenvolvida com as nove bolsistas júnior que atuam nas três escolas que participam do projeto. Segundo a professora Sônia, essa é uma pesquisa que já acontece periodicamente desde 2019 para acompanhar o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Vanessa Kremer e Alice Taís Dummel Weide são estudantes e bolsistas júnior da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes. Para elas, o Meninas na Ciência é, sobretudo, uma ferramenta de empoderamento feminino, pois faz com que as participantes entendam que são capazes de realizar a tarefa que desejarem, independentemente de serem mulheres.
É muito importante mostrar que as mulheres podem trabalhar com o que quiserem, ainda mais na sociedade em que vivemos hoje em dia. Eu tenho certeza de que vamos levar os ensinamentos do projeto para o resto da vida, não importa a profissão que escolhermos Alice Taís Dummel Weide
Conforme a professora Sônia, percebem-se como resultados gerais o desenvolvimento do gosto pela área de ciência exatas, as possíveis oportunidades que o envolvimento no projeto pode trazer para o futuro e o fato de ser um projeto somente para meninas, que aborda o tema da importância das mulheres nas ciências e dá visibilidade às desigualdades de gênero que persistem nas áreas e carreiras de Stem. A professora destaca que a compilação dos dados qualitativos, baseados nas entrevistas, foi feita pelas bolsistas de graduação do projeto, Vitória Portantiolo Klein e Dayene Borges Guarienti. O projeto de extensão Meninas na Ciência atua com recursos do edital Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
