A partir da articulação do Comitê Pró-Turismo do município de Bento Gonçalves com instituições de Ensino Superior da região da Serra e com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, o município de Bento Gonçalves passou a contar com o Observatório Turístico de Enfrentamento à Covid-19. A iniciativa foi apresentada na terça-feira (7).
Na equipe, composta de profissionais de diversas instituições de ensino da Serra, está um pesquisador da Univates. Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, um dos dois biólogos que integram a iniciativa, é doutor em Biologia Celular e Molecular, e auxiliou na construção do formulário de monitoramento que vai servir para coleta de dados do Observatório. Além disso, o pesquisador vai auxiliar na análise das informações obtidas pelo projeto.
Os objetivos do estudo são realizar o diagnóstico do setor e verificar os impactos que a doença tem causado no segmento. Para isso, será realizado o monitoramento semanal de uma amostra dos estabelecimentos cadastrados no selo “Ambiente Limpo e Seguro” do município - que hoje soma 86 certificados - para detectar se as medidas que foram adotadas são eficazes na contenção do vírus.
O levantamento dos dados será realizado em parceria com cinco instituições de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) - Campi Bento Gonçalves e Porto Alegre, Centro Universitário Cenecista de Bento Gonçalves (Unicnec), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade do Vale do Taquari - Univates.
O monitoramento se estenderá pelo período de 12 semanas e avaliará a evolução de casos de contaminação pelo vírus em ambientes que adotam medidas preventivas de combate à Covid-19, podendo apresentar cenários sobre a efetividade das ações realizadas na redução do contágio por parte das equipes que trabalham nos estabelecimentos e também pela visita turística.