Projeto E Seu Sorrir!? realiza campanha para arrecadar material escolar e brinquedos

Postado as 15/07/2020 11:26:36

Por Bruna Laís Alves

Ana Amélia Ritt

Além da pandemia que estamos vivendo, muitas famílias enfrentam dificuldades em razão da enchente que atingiu diversos municípios do Vale do Taquari. Diferentes iniciativas estão sendo realizadas pelos órgãos públicos, mobilizando a população para auxiliar quem mais precisa neste momento. Ao encontro dessas ações, o projeto de extensão da Univates “Clown - E Seu Sorrir!?” realiza uma campanha, de 15 a 31 de julho, para arrecadação de material escolar e brinquedos, que serão doados às crianças vítimas da enchente.

Conforme a professora Marinês Pérsigo Morais Rigo, coordenadora do projeto, a ideia surgiu em uma conversa entre os voluntários. “Verificou-se que as pessoas desabrigadas estavam recebendo roupas, comida e materiais de higiene, mas as crianças perderam todos seus brinquedos e todo seu material escolar. Então pensamos em fazer algo por elas e, como doutores da alegria, levar um pouco de alegria a essas crianças”, explica.

Os interessados em contribuir para a campanha podem realizar doações nos pontos de coleta localizados nos seguintes espaços: hall dos Prédios 9 e 16, Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) e Prédio 11 (entre o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas).

Caso alguém tenha doações e não possa deixá-las nos pontos de coleta, a equipe do projeto se dispõe a buscar os materiais e brinquedos em residências de Lajeado no dia 31 de julho. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo e-mail eseusorrir@univates.br.

Projeto Clown - E seu sorrir!?

O objetivo do projeto “Clown - E seu sorrir!?” é promover ações de cuidados em saúde utilizando a figura do palhaço e sua relação com o humor, a fim de proporcionar momentos de descontração no ambiente hospitalar. As atividades incluem interações com pacientes, cuidadores e equipe de saúde, por meio de músicas, esquetes, shows de mágica, brincadeiras e tudo o que a improvisação natural de um palhaço de hospital permitir, sempre respeitando a segurança e a vontade do paciente.